Mossoró

Coronavírus: resultados de exames devem ficar prontos até amanhã

Se os resultados dos exames foram positivos para influenza ou outra síndrome respiratória, a SESAP descarta a possibilidade de coronavírus

A Prefeitura de Mossoró concedeu uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (09), no auditório do Centro Administrativo, para informar, dentre outras coisas, que os primeiros exames dos três casos suspeitos do novo coronavírus em Mossoró devem ficar prontos até amanhã (10). A Secretaria Municipal de Saúde enviou coletas à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP) para análises se é influenza ou outras síndromes respiratórias, que ajudam a descartar ou não o caso do Covid-19.

Se os resultados dos exames foram positivos para influenza ou outra síndrome respiratória, a SESAP descarta a possibilidade de coronavírus. Caso dê negativo, as amostras são encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará, para testes específicos do novo coronavírus. No Evandro Chagas o resultado desse tipo de exame demora até sete dias.

A Secretaria de Saúde informa que os três casos suspeitos são de um homem (49), uma mulher (46) e um adolescente (13) que viajaram recentemente à Itália e chegaram no Brasil no dia 05 de março.

Em Mossoró, a família procurou um hospital privado, no sábado (07), e informou que já apresentava sintomas como febre, tosse, coriza, náusea, vômito e congestão nasal desde o dia 03 de março, período que ainda estavam em viagem na Itália. O hospital cumpriu com todas as medidas preventivas que o Ministério da Saúde orienta, inclusive comunicou à Secretaria de Saúde sobre o caso, como também está monitorando os três pacientes. Os suspeitos vão ficar em isolamento familiar por 14 dias, sendo acompanhados diariamente pela Secretaria de Saúde e SESAP.

Ainda de acordo com informações do hospital privado, os pacientes não têm comorbidades (associação de duas ou mais doenças que aparecem de modo simultâneo em um mesmo paciente) e apresentaram nesta segunda-feira (09) melhoras significativas, mas mesmo assim ainda vão continuar em isolamento. A SESAP informou que vai divulgar um novo boletim epidemiológico até amanhã com a inserção dos casos suspeitos de Mossoró.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reforçou durante toda a coletiva de imprensa que não há motivo para pânico, muito menos que há indícios que o vírus esteja circulando na cidade. Também informou que a Secretaria de Municipal de Saúde e SESAP estão trabalhando em conjunto e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Pediu ainda que a sociedade mossoroense acompanhe as notícias oficiais divulgadas pela Prefeitura de Mossoró.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...