A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (1°) mudanças no formato e no calendário da Copa do Brasil, que terão início em 18 de fevereiro de 2026 e término em 6 de dezembro. A decisão define a competição como o encerramento do calendário do futebol nacional, uma vez que o Brasileirão terminará em 2 de dezembro.
A partir da próxima edição, a Copa do Brasil contará com 126 clubes, número que será ampliado para 128 em 2027. Até 2025, a competição começava com 92 times. O aumento de vagas inclui 102 diretas dos campeonatos estaduais, ante 80 atualmente.
Outra mudança significativa é que todos os 20 times da Série A terão presença garantida na Copa do Brasil, entrando apenas na quinta fase, última etapa antes das oitavas de final. As quatro primeiras fases serão decididas em partida única. Da quinta fase até as semifinais, haverá jogos de ida e volta.
A final também passará a ser disputada em partida única, com sede escolhida segundo critérios específicos: acesso facilitado para torcedores, rede hoteleira, capacidade para receber duas torcidas e estádio com pelo menos 40 mil lugares.
