Saúde

Consórcio Nordeste proporciona redução de custo de medicamentos para o RN

Foram comprados em fevereiro seis tipos de medicamentos de forma conjunta com outros estados

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) fez a primeira aquisição de medicamentos através do Consórcio Nordeste. Foram comprados em fevereiro seis tipos de medicamentos de forma conjunta com outros estados, o que possibilitou uma economia de 27% dos custos para a Sesap, chegando a 63,47% a redução em um item individual.

O diretor geral da Unicat, Ralfo Medeiros, ressaltou a importância da economia com os medicamentos adquiridos, que representam grande impacto, ou pelo custo, ou por atenderem a um grande número de usuários. “A redução dos custos mostra que o objetivo do consórcio foi atingido”.

O Edital realizado pelo Consórcio contemplou dez medicamentos, dos quais a Unicat adquiriu seis, indicados para osteoporose, asma grave, acne grave, doença de Crohn e mioma. Os medicamentos foram empenhados e a Unicat aguarda a entrega. Dos dez itens ofertados, quatro a Sesap já dispõe, por isso não houve a necessidade da compra de todos os itens.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foi assinado pelos governadores nordestinos em março de 2019, durante o Fórum de Governadores do Nordeste. Trata-se de uma parceria jurídica entre nove Estados da região para ações de interesse comum em áreas como saúde, educação e segurança.

Na área da saúde, o objetivo é realizar compras coletivas de material e medicamentos. A compra de forma conjunta pode gerar economia nas aquisições, diferente dos processos licitatórios individuais.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support