Composição

Conselho Universitário da UERN elege novos membros

Vereadores Francisco Carlos e Sandra Rosado foram os mais votados e garantiram recondução ao colegiado

O Conselho Universitário da (Consuni) da Universidade do Estado do Ro Grande do Norte (UERN) realizou hoje, 26/6, eleições para escolha de seus novos membros representando a comunidade. Foram eleitos para o colegiado os vereadores Francisco Carlos e Sandra Rosado, ambos da Câmara Municipal de Mossoró. Os dois já haviam composto o órgão.

Além de vereador, Francisco Carlos é também professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN. “Na condição de Professor da Instituição, vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Mossoró, tenho procurado representar, promover e defender a instituição nossa universidade que, apesar da sua inquestionável importância, as vezes precisa do apoio da comunidade externa. A escolha para compor o Consuni estimula e fortalece ainda esse trabalho”, afirmou o vereador.

A vereadora Santa Rosado também destacou a importância da UERN e a satisfação em voltar a integrar o conselho máximo da Universidade. “Esta é a segunda vez que passo a integrar este prestigiado Conselho, onde terei a honra e oportunidade de, mais uma vez, participar mais de perto das discussões e servir a nossa gloriosa UERN, instituição que sempre defendi e defendo, enquanto cidadã e ao longo de toda minha trajetória política”, afirmou Sandra Rosado.

Francisco Carlos obteve 15 votos e Sandra Rosado, 8 votos. Também foram votados Inavan Lopes da Silveira e Lana Lacerda de Lima (CREMERN); Ferdinanda Fernandes Gurgel Rego e Ivanaldo Pacífico da Silva Júnior (SESC Mossoró); Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira e Josadaque Pereira da Cunha (Assembleia de Deus); José Ney Pereira Pinto e Eduardo Antonio Freire de Medeiros (Siesal); José Mário Cabral Freire e José Arimateia Souza (Loja Maçônica João da Escóssia); e Hélio Benigno Lopes (Conselho Regional de Administração – Mossoró).

O mandato dos novos conselheiros é de dois anos, a contar a partir da data da posse, que acontece após a nomeação por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e publicação no Diário Oficial do Estado e Jornal Oficial da UERN.

É competência do Consuni estabelecer normas relativas à organização geral da universidade e deliberar sobre assuntos afetos a elas. Decisões sobre eleições, criação e extinção de cursos, de unidades acadêmicas e administrativas, concessão de títulos honoríficos e adoção de políticas acadêmicas são normatizados são tomadas no âmbito do Consuni. É também este Conselho quem julga, como última instância, os recursos impetrados contra atos de alguma autoridade universitária.

O Consuni é formado pelo reitor, vice-reitor, reitor anterior, pró-reitores, diretores de faculdades e campi avançados, representantes do corpo docente (incluindo o presidente do sindicato), representantes do corpo técnico-administrativo (incluindo o presidente do sindicato), representantes do corpo discente (incluindo o presidente do DCE), representantes da comunidade.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...