Comitiva brasileira deixa Israel e chega à Jordânia em segurança, confirma CNM
A comitiva de gestores públicos brasileiros que estava em Israel deixou o país e chegou em segurança à Jordânia na manhã desta segunda-feira (16), segundo confirmou a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O grupo integra uma delegação que cumpria agenda oficial voltada à inovação urbana, segurança cidadã e cidades inteligentes desde o último dia 10 de junho.
O secretário de Planejamento de Natal, Vágner Araújo, que faz parte da delegação, relatou que o grupo percorreu cerca de 1h40 até a fronteira com a Jordânia e aguardou por mais 1h30 nos trâmites de saída de Israel. “Conseguimos chegar à fronteira com a Jordânia, onde fomos muito bem recebidos por diplomatas brasileiros – em segurança”, afirmou.
Segundo ele, o grupo que deixou o país foi o primeiro a sair. Dos 18 brasileiros na comitiva, 12 optaram por cruzar a fronteira — entre eles os prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa), Álvaro Damião (Belo Horizonte), Werberth Rezende (Macaé), Jonhy Michael (Nova Friburgo) e o ex-prefeito de Santarém e atual secretário do Pará, Francisco Nélio. Outros seis brasileiros, incluindo a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, decidiram permanecer em Israel por precaução.
De acordo com nota divulgada pela CNM, “por questões de segurança, detalhes sobre o horário e o trajeto da comitiva não haviam sido divulgados previamente”. O deslocamento até a Jordânia foi feito por via terrestre, em ônibus fretado, e os integrantes do grupo agora se preparam para embarcar em um voo de retorno ao Brasil.