IBGE

Comércio varejista do RN supera nível pré-pandemia pela primeira vez em 2021

Volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 1,4%

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE aponta que o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 1,4% em junho na comparação com maio. O resultado supera pela primeira vez em 2021 o nível de atividade registrado em fevereiro de 2020, último mês livre da influência da pandemia.

O índice que permite o monitoramento do nível de atividade do comércio potiguar estava em 94,4% em fevereiro de 2020; em junho de 2021, alcançou 95,4%.

O IBGE explica que o índice base fixa de volume possibilita a comparação entre o resultado de um mês e a média mensal do ano de 2014, quando o comércio brasileiro atingiu o seu melhor desempenho conforme a PMC. Quando esse indicador atinge os 100% significa que o nível das atividades do comércio está no mesmo patamar da média mensal de 2014.

Em 2020, depois da queda entre os meses de março e julho, o comércio varejista do RN ficou acima do nível pré-pandemia entre agosto e novembro.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, o comércio varejista potiguar soma 5,5% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. Nessa mesma comparação, a média do Brasil é levemente superior (6,7%).

Setor de serviços

O volume de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 4,2% em junho. O crescimento é superior à média do Brasil (1,7%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento do volume de serviços do Rio Grande do Norte registrado em junho de 2021 foi o melhor para o estado desde o início da pesquisa: 29,9%.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support