Leitura

Começa hoje a 14ª Feira do Livro de Mossoró

Governo do Estado investe meio milhão de reais através do Vale Livro

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, acontece mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró, que este ano comemora 14 anos de história.  O evento acontece no Partage Shopping, das 10h às 22h de segunda a sexta e no domingo e feriado, das 14h às 20h.

Neste ano, o Governo do Estado investiu um milhão de reais no projeto “Vale-Livro”, que consiste em destinar verba às escolas da rede estadual para adquirirem livros durante a feira. Deste valor, metade foi destinada para a feira de Natal e a outra metade será destinada para a feira de Mossoró. A secretária Cláudia Santa Rosa pontua que “colocar livros nas mãos da juventude é uma oportunidade e um direito que o gestor não pode dispensar”. A titular da pasta ainda destaca que as verbas do ‘Vale-Livro’ são remetidas diretamente para a conta de cada escola, que tem autonomia para escolher os títulos que vão compor seu acervo.

Mais de 700 mil pessoas já visitaram a feira ao longo das 13 primeiras edições do evento. Em sua 14ª edição, a feira busca promover a reflexão da importância do livro e da leitura, mostrando que a educação é o melhor investimento para a garantia da cidadania.

Salizete Freire, membro da Comissão do Livro da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, aponta que a feira promove o desenvolvimento do gosto pela leitura. “Acredito que o livro, o leitor, a comunidade e toda essa interação que a feira proporciona é transformadora”, frisou.

Durante a feira, escritores lançarão obras inéditas, como é o caso do escritor potiguar, Manoel Cavalcante, que estará lançando o livro “Se fala assim no sertão”. É uma obra que, de forma divertida e poética, ajuda a resgatar a identidade cultural sertaneja através das expressões faladas e reconhecidas no interior do Nordeste. Se fala assim no sertão foi ilustrado artesanalmente com quase 30 telas em xilogravura – um trabalho primoroso do artista Jefferson Campos. A obra traz ainda um cordel do poeta mossoroense Antônio Francisco.

A Feira do Livro valoriza a produção cultural local e 40% de todo o recurso é voltado para aquisição de obras de autores potiguares. Para Manoel, que participa da feira desde 2011, como entusiasta da leitura, como escritor e convidado da programação, “essa é uma iniciativa que alimenta e fomenta a nossa produção. Em 2016, primeiro ano de venda, foram mais de 500 exemplares vendidos e de lá para cá, é sempre nessa média”, afirma. Ele ainda comenta sobre a importância da feira, “é como se fosse um oásis, uma luz no fim do túnel, por trabalhar a leitura em uma região tão árida, não só de água e comida, mas de cultura” reflete. O escritor diz que é sempre uma honra participar de um evento tão rico e que está ansioso para mais uma edição.

Serviço:
14ª Feira do Livro de Mossoró
Local: Partage Shopping Mossoró
Período: 30 de outubro a 4 de novembro
Horário: 10h às 22 (seg a sáb) | Domingo e feriado – 14h às 20h
Mais informações: http://www.feiradolivrodemossoro.com.br/

SEEC/ASSECOM