Combinação de cores – Círculo cromático 

Combinar cores de forma harmônica na hora de compor os looks acaba sendo um desafio e tanto para muitas de nós. Mas, tenho uma ótima notícia: o Círculo Cromático (que podemos encontrar com facilidade buscando no Google) é um ótimo aliado para nos ajudar a inserir mais cor e combinações criativas no nosso dia a dia sem medo de errar.

O círculo cromático é um círculo em formato de pizza dividido em 12 partes. Cada parte representa uma cor. Essa ferramenta  foi criada com o objetivo de facilitar a combinação de cores de forma harmônica entre elas, e é bastante usada por muitos designers, artistas plásticos, estilistas e consultores de estilo.

Inicialmente, é possível visualizar quatro tipos de harmonias a fazer com o círculo cromático: Harmonia Monocromática, Harmonia Análoga, Harmonia Complementar e Harmonia Tríade. Então, vamos brincar com as inúmeras possibilidades de combinações de cores que podemos fazer tanto nas roupas, quanto nos acessórios? Vem comigo e vamos aprender sobre cada uma dessas harmonias. Vejam só:

– Harmonia Monocromática

Consiste em escolher apenas um pedaço do círculo, ou seja, iremos explorar apenas uma cor com suas diferentes tonalidades, criando no look o famoso “tom sobre tom”.

As combinações monocromáticas, por derivarem de uma mesma cor original, são combinações harmoniosas, criando uma imagem elegante, sofisticada e chique. Nesse tipo de combinação a dica é usar tecidos diferentes ou que tenham alguma textura. O look monocromático, como é conhecido, alonga e afina a silhueta.

– Harmonia Análoga

São as cores que estão lado a lado no círculo. Elas tem pigmentos em comum e, por isso, criam uma sensação visual agradável, dando uma ideia de continuidade e uniformidade.

A dica é usar uma cor como a dominante e a outra (ou outras) para complementar os detalhes do look.

– Harmonia Complementar

São as cores que estão opostas no círculo, as que mais contrastam entre si. Esse mix de cores traz originalidade e dinamismo ao look, proporcionando um visual super moderno.

Se você ainda tem receio, comece aos poucos, apostando na combinação com acessórios e pequenos detalhes.

– Harmonia Tríad

Consiste na escolha de combinar três cores que possuem a mesma distância entre si no círculo cromático. Essa combinação inusitada cria um mix de cores vibrantes, resultando numa proposta de look mais informal.

Essa aposta requer muita personalidade. É realmente para quem gosta de ousar e não tem medo de se jogar num look diferentão.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...