Emparn

Chuvas caem 42% no RN entre março e maio e reservatórios preocupam

O volume de chuvas registrado no Rio Grande do Norte entre março e maio deste ano ficou 42% abaixo do que foi registrado no mesmo período de 2024. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

De acordo com o levantamento, a média esperada era de 382 milímetros, mas choveu apenas 252 mm em todo o estado. No mesmo período do ano passado, o acumulado foi de 440 mm.

Com menos chuvas, os reservatórios do estado também perderam volume. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), os 70 reservatórios monitorados encerraram o mês de maio com 50,23% da capacidade total. Em janeiro, esse número era de 61,34%.

Atualmente, os reservatórios potiguares somam 2,65 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade total é de 5,29 bilhões. O maior reservatório do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, está com 60,23% do volume. Já a barragem de Oiticica, em Jucurutu, tem apenas 14,46%.

Outros reservatórios importantes também estão abaixo do ideal, como:

  • Santa Cruz do Apodi: 66,80%
  • Umari: 70,94%
  • Gargalheiras: 65,82%
  • Dourado: 34,68%

A Emparn informou que as chuvas começaram bem em março, mas caíram na segunda metade do mês. Abril teve ainda menos chuvas, o que dificultou a recarga dos reservatórios. As previsões feitas no início do ano indicavam chuvas dentro da média, mas não se concretizaram.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support