SÉRIE D

Clássico entre ABC e América-RN vale liderança do Grupo 3

Rivais se reencontram após vitória alvinegra pela 3ª rodada, em junho

O maior clássico do Rio Grande do Norte será realizado pela quarta vez em 2021. Hoje (22), às 16h (horário de Brasília), ABC e América se enfrentam no Frasqueirão, em Natal, pela 12ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O duelo será transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Alvinegros e alvirrubros se reencontram dois meses após a partida na Arena das Dunas, também na capital potiguar, pela terceira rodada, vencida pelo ABC por 3 a 2. O zagueiro Helitão e os meias Valderrama e Marcos Antônio (que marcou o gol do triunfo aos 50 minutos da etapa final, de pênalti) balançaram as redes para o Elefante, enquanto o meia Esquerdinha e o zagueiro Boaventura assinalaram os tentos do Dragão. O resultado custou o emprego do então técnico americano Daniel Neri.

Segundo levantamento de Marcos Trindade, pesquisador da memória do futebol do Rio Grande do Norte, a vitória foi a 196ª do ABC no Clássico-Rei, jogado desde 1915. O América levou a melhor 177 vezes. Os demais 170 jogos terminaram empatados. Antes do encontro pela Série D, cada time ganhou um duelo pelo Campeonato Potiguar deste ano.

Os rivais disputam a ponta do Grupo 3 da Série D. O ABC lidera com 22 pontos, um a mais que o América. Desde o último clássico, porém, o Dragão vive melhor fase, com 18 pontos somados na sequência (cinco vitórias e três empates), todos sob comando do técnico Renatinho Potiguar, substituto de Neri. No último dia 13, o Alvirrubro superou o Caucaia-CE por 4 a 2 na Arena das Dunas, com gols do atacante Alvinho (dois) e dos meias Patrick Allan e Esquerdinha.

No mesmo período, o Alvinegro fez 13 pontos (quatro vitórias, um empate e duas derrotas). Na rodada passada, o Elefante perdeu do Atlético-CE por 1 a 0 no Domingão, em Horizonte (CE).

Os zagueiros Donato (expulso contra o Atlético-CE) e Vinícius Leandro (terceiro amarelo) são desfalques certos no ABC. Outra opção na zaga, Ramon Baiano está se recuperando de lesão e é dúvida, assim como o lateral Bruno Souza e o meia-atacante Negueba. Com isso, o técnico deve formar o miolo defensivo com os xarás Alisson Cassiano e Alisson Baba, este último ainda jovem e cria do clube, mas pouco aproveitado na temporada.

O Alvinegro deverá ter a seguinte formação no clássico: Jerfersson; Netinho, Alisson Baba, Alisson Cassiano e Matheus Muller; Felipe Manoel, Valderrama e Wesley Pimbinha; Wallyson, Claudinho e Gustavo Henrique.

No América, os zagueiros Lucão e Raniery passaram a semana em tratamento de lesões e são dúvidas para Renatinho Potiguar. O treinador, porém, ganhou reforços nos últimos dias: o zagueiro Jan Pieter (que estava no Botafogo-PB e pode ser opção no clássico) e o lateral Roni, ex-Ferroviário-CE, que deve disputar posição com Leozinho, titular na rodada passada.

O Alvirrubro deve alinhar com: Samuel Pires; Leozinho (Roni), Lucão (Jan Pieter), Mael e Felipe Cruz; Felipe Guedes, Erick Varão e Esquerdinha; Elvinho, Alvinho e Weslley Smith. (Agência Brasil)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support