Cine Árido termina neste sábado com “A Praia do Fim do Mundo”
Longa metragem do diretor Petrus Cariry tem a atriz Marcélia Cartaxo como protagonista
Depois de dois dias de exibição de curtas metragens de diferentes regiões do semiárido, em mostras competitivas, o Festival de Cinema do Semiárido – Cine Árido – encerra sua programação neste sábado, 29, com duas atividades. Na última delas, antes da cerimônia de anúncio dos vencedores, o festival exibirá o longa-metragem “A praia do fim do mundo”, do diretor Petrus Cariry. O filme tem a atriz Marcélia Cartaxo – homenageada do festival – como protagonista e será apresentado na sala do Multicine Cinemas, no Partage Shopping, gratuitamente. A cerimônia de encerramento começa às 18h30. As vagas são limitadas.
Em “A Praia do fim do mundo” Marcélia Cartaxo é Helena, moradora de Ciara, cidade onde o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão enfrentar seus destinos.
O filme tem conquistado diversos prêmios em festivais, com melhor filme (6º Nepal International Film Festival), melhor filme da crítica, melhor fotografia e melhor direção de arte (31º Cine Ceará), Melhor filme, melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor desenho de som, melhor trilha sonora e melhor figurino (16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro), Meljhor filme da crítica, melhor fotografia, melhor direção de arte (45º Festival Guarnicê de Cinema), Melhor filme (14º Crash – Festival Internacional de Cinema Fantástico), Melhor diretor, melhor som e melhor fotografia (Festival Satyrice Bijou), e Melhor filme (22º FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental.
Além do filme, haverá a entrega do troféu Cine Árido à atriz Marcélia Cartaxo e à cineasta Wigna Ribeiro. homenageadas desta edição do festival. Durante o encerramento, também será apresentado um curta documental, sobre a atriz Tony Silva, produzido pelos alunos da oficina “Documentando”, do cineasta Marlom Meirelles, parte da programação do Cine Árido.
Na tarde do sábado, haverá as mostras Marcélia Cartaxo e Wigna Ribeiro, no auditório da Fafic, no Campus Mossoró da Uern, onde o público terá a oportunidade de conversar com as homenageadas.
O Cine Árido é uma realização da Uern e do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, com apoio da Ufersa, Multicine Cinemas, e do mandato do vereador Petras Vinicius.

