Festas particulares

Cidade tem São João com aglomerações e falta de proteção

Empresários, servidores públicos e até profissionais da saúde realizaram festas, ignorando a gravidade da pandemia

Tem repercutido muito na cidade e em municípios vizinhos as comemorações de São João feitas por algumas pessoas da cidade de Olho D D´Água do Borges, na noite da última terça-feira, 23/6. Foram muitos os arraiás tanto na zona urbana e, principalmente, na zona rural, com aglomeração de pessoas. Em muitos casos, sequer havia gente com o uso da máscara de proteção. Em todos, sem respeito à distância mínima entre as pessoas.

Os realizadores e participantes desses eventos postaram as fotos em redes sociais e os casos ganharam repercussão. Entre as situações, chamou a atenção a participação de uma profissional de saúde com cargo importante no Hospital-Maternidade da cidade. Além de estar presentes nas aglomerações festeiras, essa profissional testou positivo para Covid-19 há dias, além de muitos dos seus familiares, dos quais muitos presentes nas festas.

O Portal do RN teve acesso a grande parte das fotos postadas pelos participantes dessas comemorações, mas decidiu não postá-las, principalmente porque em muitas delas há a presença de crianças. Detalhe: a maioria sem uso da máscara de proteção. Colocamos apenas ma imagem, para dar uma ideia da situação. A foto que acompanha essa reportagem tem 16 pessoas, todas sem máscaras e sem respeitarem distância mínima umas das outras. Distorcemos a imagem para evitar identificar individualmente as pessoas. Fazemos apenas o registro da gravidade da situação.

Há relatos de que em alguns desses eventos juninos havia aglomerações com mais 20 de pessoas. “Nesses, há flagrantes de pessoas sem máscaras, com bebidas e danças; atitudes criminosas e irresponsáveis”, denuncia um popular, cuja denúncia é corroborada pelas fotos as quais o Portal do RN teve acesso.

Outro morador da cidade questiona se as autoridades locais não estão fazendo vistas grossas para a situação. “Os flagrante atos foram postados nas diversas redes sociais, sem nem um pronunciamento de repúdio ou manifestação à punições, denúncias à Justiça ou ao Ministério Público”, aponta, acrescentando que muitas das fotos foram postadas concomitantemente à realização das festas.

Para uma terceira pessoa que conversou com o Portal do RN, o sentimento de grande parte da população é de indignação. “Há uma incrível e repugnante sensação de desprezo à vida, principalmente porque muitos dos que promoveram tais absurdos são servidores públicos do município, e pasmem, alguns são profissionais saúde”, lamenta.

O Portal do RN foi informado que muitos dos eventos foram promovidos por proprietários e funcionários de estabelecimento de serviços essenciais como farmácias, supermercados e funcionários de várias secretarias municipais que atendem à população, inclusive da Saúde.

Para os denunciantes, a população está à mercê do caos e temerosa do que poderá vir acontecer daqui a 10 ou 15 dias. Com cerca de 5 mil habitantes, Olho D´Água do Borges tem atualmente 13 casos confirmados da Covid-19 e uma das maiores taxas de incidência do Estado, 305.3.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...