Festas particulares

Cidade tem São João com aglomerações e falta de proteção

Empresários, servidores públicos e até profissionais da saúde realizaram festas, ignorando a gravidade da pandemia

Tem repercutido muito na cidade e em municípios vizinhos as comemorações de São João feitas por algumas pessoas da cidade de Olho D D´Água do Borges, na noite da última terça-feira, 23/6. Foram muitos os arraiás tanto na zona urbana e, principalmente, na zona rural, com aglomeração de pessoas. Em muitos casos, sequer havia gente com o uso da máscara de proteção. Em todos, sem respeito à distância mínima entre as pessoas.

Os realizadores e participantes desses eventos postaram as fotos em redes sociais e os casos ganharam repercussão. Entre as situações, chamou a atenção a participação de uma profissional de saúde com cargo importante no Hospital-Maternidade da cidade. Além de estar presentes nas aglomerações festeiras, essa profissional testou positivo para Covid-19 há dias, além de muitos dos seus familiares, dos quais muitos presentes nas festas.

O Portal do RN teve acesso a grande parte das fotos postadas pelos participantes dessas comemorações, mas decidiu não postá-las, principalmente porque em muitas delas há a presença de crianças. Detalhe: a maioria sem uso da máscara de proteção. Colocamos apenas ma imagem, para dar uma ideia da situação. A foto que acompanha essa reportagem tem 16 pessoas, todas sem máscaras e sem respeitarem distância mínima umas das outras. Distorcemos a imagem para evitar identificar individualmente as pessoas. Fazemos apenas o registro da gravidade da situação.

Há relatos de que em alguns desses eventos juninos havia aglomerações com mais 20 de pessoas. “Nesses, há flagrantes de pessoas sem máscaras, com bebidas e danças; atitudes criminosas e irresponsáveis”, denuncia um popular, cuja denúncia é corroborada pelas fotos as quais o Portal do RN teve acesso.

Outro morador da cidade questiona se as autoridades locais não estão fazendo vistas grossas para a situação. “Os flagrante atos foram postados nas diversas redes sociais, sem nem um pronunciamento de repúdio ou manifestação à punições, denúncias à Justiça ou ao Ministério Público”, aponta, acrescentando que muitas das fotos foram postadas concomitantemente à realização das festas.

Para uma terceira pessoa que conversou com o Portal do RN, o sentimento de grande parte da população é de indignação. “Há uma incrível e repugnante sensação de desprezo à vida, principalmente porque muitos dos que promoveram tais absurdos são servidores públicos do município, e pasmem, alguns são profissionais saúde”, lamenta.

O Portal do RN foi informado que muitos dos eventos foram promovidos por proprietários e funcionários de estabelecimento de serviços essenciais como farmácias, supermercados e funcionários de várias secretarias municipais que atendem à população, inclusive da Saúde.

Para os denunciantes, a população está à mercê do caos e temerosa do que poderá vir acontecer daqui a 10 ou 15 dias. Com cerca de 5 mil habitantes, Olho D´Água do Borges tem atualmente 13 casos confirmados da Covid-19 e uma das maiores taxas de incidência do Estado, 305.3.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support