A Defesa Civil do Rio Grande do Norte realizará, neste sábado (14), um teste do sistema Defesa Civil Alerta em quatro municípios do estado: Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. A ação faz parte de uma iniciativa nacional para fortalecer os mecanismos de aviso em casos de emergências climáticas ou desastres naturais.
Durante o teste, os celulares dos moradores dessas cidades receberão um alerta sonoro — mesmo se estiverem no modo silencioso — acompanhado de uma mensagem emergencial que irá se sobrepor à tela do aparelho, interrompendo qualquer atividade em uso no momento. A ação não exige nenhum tipo de cadastro por parte da população, mas o celular deve estar conectado a uma rede 4G ou 5G.
A mensagem que será exibida nos dispositivos é:
“SMS/CELL BROADCAST: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no Rio Grande do Norte. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA.”
Além das quatro cidades principais, a Defesa Civil informou que moradores de municípios vizinhos como Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Macaíba, Nísia Floresta, Santa Maria, São Pedro, São José de Mipibu e Taipu também poderão receber o alerta, devido à abrangência das torres de telefonia.
Segundo o governo do estado, o teste não representa risco real e não há motivo para pânico. O objetivo é preparar a população para situações de risco, como enchentes e deslizamentos, por meio de informações claras e rápidas.