Saúde

Casos de tuberculose caem 35% em dois anos no RN, diz Sesap

O número de novos casos de tuberculose caiu 35% no Rio Grande do Norte em um intervalo de dois anos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) nesta sexta-feira (27) apontam que, enquanto em 2022 foram registrados cerca de 1,9 mil casos da doença, em 2024 o número caiu para 1,3 mil.

Além da redução nos casos, o estado também apresentou avanço significativo na prevenção. Em 2024, 702 pessoas iniciaram o tratamento preventivo contra a tuberculose — um crescimento superior a 400% em comparação com anos anteriores, segundo a pasta.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A condição afeta principalmente os pulmões (forma pulmonar), mas também pode atingir outros órgãos do corpo — a chamada forma extrapulmonar, mais comum em pessoas vivendo com HIV e com o sistema imunológico comprometido.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support