"Registre-se"

Campanha oferece documentos gratuitos para população vulnerável em Natal

A campanha segue até a sexta-feira (12) e terá atendimento ao público em Natal.

Começa nesta segunda-feira (8) no Rio Grande do Norte a campanha “Registre-se”, que visa dar acesso à documentação civil básica para população vulnerável. A campanha segue até a sexta-feira (12) e terá atendimento ao público em Natal.

Serão expedidos gratuitamente registros de nascimentos, carteiras de identidade, CPFs e carteiras de trabalho.

O projeto é promovido no estado pela Corregedoria Geral de Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado e faz parte da Semana Nacional do Registro Civil.

A atuação será feita em Natal. Uma estrutura será montada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, na Zona Leste da capital potiguar.

Segundo o TJRN, o objetivo é atender cerca de 350 pessoas durante a semana. Os atendimentos ocorrem das 9h às 13h

Os pedidos de documentação passarão por uma triagem pelos órgãos competentes e os documentos a serem expedidos deverão ser entregues em uma segunda etapa, até 60 dias após o fechamento da campanha.

Sub-registro

A iniciativa idealizada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, tem objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica. Dados de Estatísticas do IBGE apontam que 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento.

A campanha busca ser realizada anualmente, sempre na segunda semana de maio. O foco está na população em situação de rua; povos originários; população ribeirinha; refugiados; e população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support