Mossoró

Campanha “Janeiro Branco” será lançada na volta do “Viva Rio Branco” no próximo domingo

O lançamento ocorrerá a partir das 17 horas.

Movimento de conscientização e sensibilização pela saúde mental, a campanha “Janeiro Branco” será lançada no próximo domingo (8) na primeira edição de 2023 do projeto “Viva Rio Branco”. O lançamento ocorrerá a partir das 17 horas. Em 2023, a campanha completa 10 anos de mobilização nacional e terá como tema “2023 – O ano do equilíbrio”.

“O ‘Janeiro Branco’ faz parte do calendário de ações da Secretaria Municipal de Saúde. Este ano teremos o ano do equilíbrio e com base nisso nós articulamos ações de saúde mental com atividade física e por isso pensamos na ideia de fazer no ‘Viva Rio Branco’, entendendo que saúde mental inclui saúde física como um todo”, disse a psicóloga Kadja Diniz.

A profissional destaca que a Atenção Especializada e Básica do município estará com atividades durante todo o mês. “Os equipamentos da Atenção Básica e Especializada estarão estimulando as pessoas em rodas de conversa, sala de espera chamando a atenção para o cuidado da saúde mental”.

A psicóloga explica que a pandemia da Covid-19 surpreendeu a humanidade e afetou a saúde mental das pessoas forçando-as a ficarem reclusas em seus lares, tendo que adaptar suas rotinas à nova realidade de medo e insegurança. “Hoje, mesmo após o avanço da vacinação e volta à normalidade, ainda restam sequelas na sociedade que precisam de atenção”, ressalta.

O “Janeiro Branco” tem como objetivo chamar atenção sobre a saúde emocional das pessoas, incentivando seu cuidado com ações de promoção e prevenção. O mês de janeiro foi escolhido por trazer a representação do momento em que as pessoas fazem reflexões sobre a vida, planos para serem realizados, nas metas de vida e proporcionar também a possibilidade de estar atento ao autocuidado.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza anualmente diversas ações com enfoque na saúde mental como, por exemplo, as campanhas do “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo”. Além disso, a Atenção Especializada possui diversos equipamentos para que as demandas psicológicas e psiquiátricas sejam desenvolvidas, dentre eles: quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um hospital psiquiátrico, entre outros.

– Em Mossoró, a população pode encontrar equipamentos que trabalham com saúde mental:

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): UBSs de Mossoró desenvolvem ações de promoção e prevenção à saúde mental;

CAPS AD III: Equipamento de atenção psicossocial com foco em todas as faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas;

CAPS Infantil: Equipamento de atenção psicossocial para pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes com foco em crianças e adolescentes;

CAPS II Antônio Herculano: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;

CAPS II Mariana Neuman: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;

Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros: Internamento de pacientes para tratamento de saúde mental. Regulados através da UPA do Santo Antônio;

Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM): atendimentos ambulatoriais de adolescentes, adultos e idosos;

UPA Conchecita Ciarlini: UPA do Santo Antônio possui urgência em saúde mental;

Centro Especializado em Reabilitação – CER IV: Reabilitação intelectual (cognitiva e Transtorno de Espectro Autista), física, auditiva e visual. Marcação por meio de UBSs.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support