Balanço

Campanha de vacinação contra febre aftosa imuniza 91,44% do rebanho no RN

Primeira etapa da campanha contra a aftosa de 2023 está prevista para maio.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa imunizou 91,44% do rebanho do Rio Grande do Norte. O balanço foi divulgado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN. Estado se mantém entre os maiores índices vacinais do Nordeste.

Com mais de 1 milhão de animais, o RN é reconhecido internacionalmente livre da febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde maio de 2014, e não apresenta casos da doença há mais de 20 anos.

“Ano após ano vamos mantendo a cobertura vacinal acima dos 90%, garantindo o status de RN livre da aftosa com vacinação e concretizando o fortalecimento da agropecuária potiguar. Resultados como este, beneficiam o comércio e o produtor”, conta o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.

Ainda de acordo com o Idiarn, a primeira etapa da campanha contra a aftosa de 2023, acontecerá durante o mês de maio, em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nesta etapa, a vacinação será obrigatória para todos os animais.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support