Em Mossoró

Campanha contra violência sexual a menores é lançada

Lançamento aconteceu na manhã de hoje na sede do CREAS do Abolição IV onde foram detalhadas as ações 

Um cordel retratando o crime bárbaro contra a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, assassinada em 18 de maio de 1973, abriu a programação da Prefeitura de Mossoró em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A solenidade aconteceu na manhã de hoje, 7, na sede do Conselho Regional de Assistência Social (CREAS) do bairro Abolição IV.

Com o objetivo de promover um alerta a população sobre esse grave problema, a programação foi elaborada e tem à frente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) e será desenvolvida em parceria com todas as secretarias municipais. ”É fundamental apoiar uma campanha como esta, que visa dar um choque de consciência nas pessoas para este grave problema que é a violência sexual contra crianças e adolescente. Estamos promovendo o engajamento de todas as nossas secretarias para atuarem em conjunto em prol desta causa”. As palavras são do prefeito Allyson Bezerra, proferidas durante a abertura do evento.

Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Holanda apresentou o símbolo do evento desse ano, representado por um rosa. Na oportunidade, o prefeito Allyson Bezerra recebeu da secretária, sementes de girassol. “Nos estamos contando com a contribuição da Secretaria de Agricultura que fez a doação das sementes de girassol que estamos distribuindo para serem plantadas em todas as sedes das secretarias, como forma de lembrar da importância de cuidar de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou a secretária Janaína Holanda.

A secretária também reforçou a importância de fazer a denúncia para o Disk 100, número disponibilizado para receber denúncias de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Estamos realizando essa campanha agora, mas a nossa luta para defender as crianças e adolescentes é permanente e incansável e precisamos incentivar as pessoas da importância de denunciar este tipo de crime”, destacou, Janaína.

Durante a solenidade, foi detalhada toda a programação que contará com a participação ativas da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar, Ministério Público, entre outros órgãos. Todas as ações serão administradas por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e as ações acontecerão em locais como bares, casas noturnas, postos de combustíveis, mercados públicos, supermercados e praças.

Todo o trabalho desenvolvido pelas equipes será voltado para esclarecimento e incentivo à denúncia de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A programação em Mossoró, será encerrada no dia 18, dia nacional de combate a este tipo de crime. O prefeito Allyson aproveitou para fazer um chamamento a população para que denuncie. “Nós não podemos tratar esse caso como um uma coisa qualquer. Você saber que uma criança ou um adolescente está sofrendo abuso sexual, seja por um familiar, um parente ou mesmo um vizinho que disk 100, faça a denúncia. Vamos abraçar essa causa”, concluiu.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...