Vacinação

Campanha antirrábica em Mossoró entra na segunda semana

A campanha antirrábica teve início no último dia 4 de julho e se estenderá até o começo de setembro.

A vacinação para cães e gatos entrou na segunda semana nesta segunda-feira (11). A campanha antirrábica teve início no último dia 4 de julho e se estenderá até o começo de setembro. Hoje (11) as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estiveram nas comunidades rurais de Fazenda São João e Passagem de Pedra.

Ao longo da semana visitarão ainda Riachinho, Ranço da Caça, Serra Mossoró, Sítio Rincão, Sítio Carmo e Assentamento Melancias. As equipes vacinaram caninos e felinos na Agrovila Maísa e em Sussuarana na semana passada.

“Começamos na semana passada pela Agrovila Maísa e depois fomos à comunidade de Pau Branco e agora estamos aqui na Fazenda São João. Durante a semana estaremos em outras comunidades”, disse Josenildo Martins, agente de endemias.

“Estamos intensificando a vacinação antirrábica no município. O nosso trabalho é normal. Vamos de casa em casa. Perguntamos se tem animais para imunizar contra a raiva. Se tiver um animal muito agressivo nós usamos o utensílio chamado cambão, para conter o animal para aplicar a dose da vacina”, completou.

Moradora da Fazenda São João, Maria Cleuda, destacou a visita dos vacinadores. “É muito importante para nós que temos crianças em casa. Tem pessoas que também não podem levar os animais no ponto de vacinação. É muito bom mesmo a equipe da secretaria se deslocar até a residência e vacinar o animal. Tenho quatro animais em casa, dois gatos e dois cachorros. Fico mais seguro com os animais vacinados”, explicou.

A vacinação contra a raiva também está sendo realizada na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada à rua Moisés da Costa Lopes, nº 83, no bairro Nova Betânia. A imunização ocorre de segunda a quinta das 7h às 11h e das 13h às 16h. As sextas-feiras a vacinação acontece das 7h às 13h.

De acordo com o CCZ, a estimativa é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A campanha de vacinação antirrábica se estenderá até o dia 2 de setembro. O Dia D de vacinação ocorrerá em 20 de agosto.

O vírus da raiva é um dos mais letais da natureza e provoca no ser humano e nos animais encefalite aguda e progressiva, que pode levar à morte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support