A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Peso Legal – Fase III com fiscalizações no Rio Grande do Norte. No primeiro dia de ação, na BR-101, em Baía Formosa, os agentes flagraram um treminhão que transportava cana-de-açúcar com mais de 26 toneladas acima do limite permitido.
De acordo com a PRF, o excesso de peso representa risco à segurança dos motoristas e compromete a malha viária. A operação acontece em todo o país até o dia 31 de agosto e, no RN, conta com apoio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), que disponibilizou balanças rodoviárias e a estrutura do posto fiscal de Canguaretama.
Além do transporte irregular de cargas, os policiais registraram outras infrações graves. Quatro motoristas foram flagrados com maconha e comprimidos de “rebite” — uma anfetamina usada para inibir o sono. Eles admitiram dirigir por mais de 18 horas seguidas, descumprindo a Lei do Descanso. Todos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vão responder na Justiça.
O balanço da primeira etapa no estado contabilizou 66 veículos fiscalizados, 35 autos de infração, 100 gramas de maconha e 57 comprimidos de “rebite” apreendidos. Os caminhões autuados por excesso de peso só seguiram viagem após realizar o transbordo da carga excedente.
