Natal

Câmara reduz carga horária de servidores

Medida reduz jornada de trabalho em 50% e beneficia funcionários públicos que tenham filho, cônjuge ou dependente com deficiência

A Câmara Municipal de Natal aprovou lei reduzindo a carga horária de trabalho de servidores municipais. Publicada no Diário Oficial da Prefeitura de Natal de quarta-feira (25/9), a Lei 598/2019, de autoria da vereadora Nina Souza, garante aos servidores públicos municipais que tenham filho, cônjuge ou dependente com deficiência, redução de 50% da carga horária, independente de compensação e sem prejuízo do respectivo cargo ou redução salarial.

A proposta foi levada à vereadora Nina Souza pelas advogadas Monique Lima, Luciana Maia e Janaína Ketti que perceberam a necessidade dos pais no acompanhamento dos filhos que têm deficiências. “Como tia de uma criança autista, acompanho há dez anos essa luta e sei da necessidade dos pais em dedicar mais tempo para cuidar dos filhos. A gente observa a diferença de rendimento, autonomia e de desenvolvimento na criança quando têm os pais mais próximos”, explica Monique.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (SINSENAT) encampou e abraçou esta luta. No dia 10 de abril deste ano, o sindicato convocou a categoria e participou da audiência pública sobre o Projeto de Lei. Na ocasião, a coordenadora geral da entidade,  Soraya Godeiro, defendeu que a aplicação da carga horária especial, fosse uma redução de 50% na carga horária do servidor, de forma a abranger de forma igualitária as diferentes realidades existentes no município, já que temos servidores com 20, 30 e 40 horas de jornada de trabalho semanal.

Para Soraya Godeiro, está sendo feita justiça a uma condição específica de parte dos servidores. “É um projeto louvável, humanitário e necessário que vem trazer justiça para os pais servidores e para os filhos deficientes”, frisa.

Instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) também defenderam o projeto. (Com informações da Câmara Municipal de Natal e do SINSENAT). Veja abaixo o Diário Oficial de Natal com a lei publicada:

DIARIOOFICIALDENATAL

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support