Educação

Câmara dos Deputados aprova PEC do FUNDEB em1º turno

Novo parecer da relatora da proposta aumentou a participação da União de 10% para 23%

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, por 499 votos a favor e 7 contrários,  em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Valorização da Educação Básica (FUNDEB). A sessão segue na discussão e votação dos destaques.

A votação e aprovação somente foram possíveis após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) costurar apoio de líderes para recusar requerimentos de obstrução propostos pelo governo e apresentados pelos partidos governistas.

Após os discursos, e percebendo que a maioria dos deputados já tinham disposição para aprovar o relatório da deputada federal Dorinha Seabra (DEM – TO), o presidente colocou a matéria em discussão para posterior votação.

A relatora apresentou um novo parecer, passando a parcela da União no Fundo dos atuais 10% para 23%. Na versão anterior, a contribuição chegava a 20%. A relatora também incorporou algumas sugestões discutidas com o governo. Além disso, pela nova proposta, ficou definido o piso mínimo de 70% do Fundo para pagamento de salários dos profissionais da educação.

Após os debates, os lideres de todos os partidos com representação na Câmara orientaram suas bancadas a votar a favor, o mesmo fazendo os líderes da maioria, da minoria, da situação, da oposição. Temendo uma grande derrota, o governo voltou atrás e decidiu votar a favor da matéria.

Conforme a PEC, a complementação da União para o Fundeb crescerá de forma gradativa ao longo dos próximos seis anos (2021 a 2026). A vigência do modelo atual termina em dezembro.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support