PROJETO DE LEI

Câmara de Mossoró recebe Projeto de Reestruturação Administrativa da Prefeitura

Proposta prevê criação de novas secretarias e busca maior eficiência na gestão pública, com foco no atendimento à população e valorização dos servidores municipais.

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) recebeu nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei Complementar nº 42/2025, que trata sobre a estrutura administrativa e organizacional da Prefeitura Municipal de Mossoró. O projeto, que será apreciado pelos vereadores nesta sexta-feira (24), em sessão extraordinária, tem como base a reorganização da estrutura do Município, estabelecendo um novo ordenamento interno.

De acordo com o texto, o Projeto de Lei Complementar propõe uma nova configuração no funcionamento das secretarias municipais, defendendo maior eficiência nos serviços que serão prestados à população.

Um dos pontos principais do projeto é a criação de novas secretarias, que irão atender a demandas específicas e promover o fortalecimento da gestão pública. A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe), por exemplo, tem como principal objetivo o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os servidores municipais. De acordo com a proposta, a nova secretaria será dedicada a melhorar o relacionamento com os servidores e oferecer suporte contínuo por meio de capacitações, cursos e treinamentos.

Outra proposta importante no projeto é o desmembramento da atual Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Semurb). A partir da reorganização, serão criadas duas novas secretarias: a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que será voltada para acelerar a emissão de licenças e alvarás, além de focar no Plano Diretor de Mossoró. O projeto também propõe a criação da Secretaria de Governança e Inovação (Semig), uma nova pasta voltada a implementar ações inovadoras na gestão municipal.

Com a chegada do projeto na Casa Legislativa, a proposta será apreciada pelos vereadores e vereadoras na próxima sexta-feira (24), em sessão extraordinária, a partir das 14h. A expectativa é que a Reforma Administrativa traga mais agilidade nas ações do Executivo e maior eficiência nas atribuições e organograma das secretarias.

“Estamos recebendo o projeto do Executivo e, como Câmara Municipal, vamos, em coletivo, analisar a proposta. A Câmara está comprometida em avaliar o projeto com celeridade, sempre em prol do bem-estar da nossa cidade”, disse Genilson Alves, presidente da Câmara Municipal de Mossoró.

A análise e votação do projeto poderão ser acompanhadas de perto pela população, de forma presencial, ou on-line, uma vez que a sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara de Mossoró.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support