Calendário de retorno às aulas presenciais será divulgado próxima semana
Secretário revela que retomada será gradual, com respeito a todos os protocolos de biossegurança
A Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) vai divulgar na próxima semana o calendário de retorno das atividades escolares presenciais no Estado.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Educação, professor Getúlio Marques, em entrevista à TV Cabugi. Ele garantiu que o retorno será feito de forma híbrida e gradual.
A retomada das aulas presenciais será possível após o início da vacinação dos profissionais da educação, previsto para ser iniciado a partir a próxima chegada de vacinas ao Rio Grande do Norte, provavelmente próxima semana.
Ontem, 27/5, a Comissão Tripartite do Ministério da Saúde aprovou a inclusão dos profissionais de Educação nos grupos prioritários da vacinação. O Governo do RN aguarda agora a confirmação dessa incuão or meio de nota técnica do Ministério da Saúde, que inclusive disciplará como ocorerá a imunizaão desse grupo.
“Estamos aguardando uma nota do comitê inter-gestor tripartite do SUS para saber qual é o caminho, os critérios. A governadora Fátima Bezerra solicitou que venha sempre um percentual de 10% destinado aos profissionais da Educação a cada lote. Já sabemos que virá um percentual a cada remessa, mas falta saber a quantidade correta”, disse Getúlio Marques à Cabugi.
De acordo com o secretário, a imunização será destinada aos profissionais que estão na ativa, ou seja, os aposentados não estariam incluídos. Pela faixa etária, a expectativa é que os profissionais que estejam inativos já tenha sido vacinados.
Sobre o calendário, Getúlio Marques afirmou que a partir do plano de retorno às aulas elaborado pelo Governo em parceria com os municípios e o sindicato das escolas privadas, o retorno será definitivo. “Vamos iniciar com um percentual de alunos e ir aumentando gradativamente”, explicou, acrescentando que as escolas da rede estadual estão preparadas, seguindo todos os protocolos de biossegurança, para receber os estudantes.