Maior do mundo

Cajueiro de Pirangi vai passar por poda inédita a partir de agosto no RN

O maior cajueiro do mundo, localizado em Parnamirim, na Grande Natal, vai passar por uma poda a partir de agosto. A intervenção foi determinada pela Justiça dentro de um processo antigo, que atendeu a pedidos de moradores e comerciantes da região.

A medida divide opiniões, mas o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), responsável pelo local, afirma que a poda é necessária e não representa risco ao título de maior cajueiro do mundo. Segundo o órgão, a árvore continuará sendo reconhecida pelo Guinness Book, mesmo após o procedimento.

A planta, que tem cerca de 10 mil metros quadrados de extensão, ultrapassa os limites da área cercada e avança sobre ruas, casas e comércios. Em alguns trechos, os galhos tomam metade da pista. Plataformas foram instaladas nos últimos anos para sustentar os galhos sobre as vias.

De acordo com o Idema, essa será a primeira poda fitossanitária da história da árvore, que tem 137 anos. Até hoje, só haviam sido feitos manejos pontuais, como cortes em partes atacadas por pragas.

O órgão prevê um investimento de R$ 200 mil na ação, que deve durar até seis meses.

Em 2024, o Cajueiro de Pirangi, como é conhecido, recebeu mais de 350 mil visitantes. O local é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support