Boa notícia

Caicó passa a ter abastecimento d´água continuo

Cidade não tem mais rodízio no fornecimento, que perdurou quase 30 anos

A cidade de Caicó está contando com o fornecimento de água de forma continuada para todas as áreas da cidade. vive um momento histórico em relação ao abastecimento. Isso acontece após quase três décadas em que os bairros caicoenses recebiam o precioso líquido em sistema de rodízio.

As dificuldades com água fizeram parte da rotina dos moradores da cidade nos últimos 30 anos. Para que houvesse mudança nesse cenário, foram feitos investimentos no sistema via adutora Manoel Torres e o envio de água do sistema Coremas (PB).

Segundo a gerente da Regional Seridó da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Rosy Gurgel, o fim do rodízio de abastecimento é uma vitória para toda Caicó. Ela ressalta, porém, que mesmo com a melhoria hídrica, a população deve se manter alerta para o uso racional da água.

Foram investidos mais de R$ 60 milhões na execução de novas adutoras, Estações Elevatórias de Água (EEA), reservatórios e uma nova e moderna Estação de Tratamento de Água (ETA), além de substancial expansão e modernização da rede de abastecimento, cuja obra foi finalizada ainda em 2019. Além dos investimentos, o bom inverno deste ano propiciou uma boa recarga do Açude Coremas, responsável pela perenização do rio Piranhas.

O abastecimento de água é realizado através do Sistema Produtor Integrado Manoel Torres com vazão de 700 m³/h abastecendo todas as zonas da cidade simultaneamente. Alguns pontos mais altos da cidade podem, ocasionalmente, experimentar alguma intermitência na vazão nos horários de maior consumo.

A melhora na captação foi possível após acordo do novo termo de alocação de águas do açude Coremas, que garantiu segurança hídrica na captação da Caern no rio Piranhas. Além da realização de manutenção preventiva nos equipamentos da Adutora Manoel Torres realizado em agosto.

O sistema Itans também foi totalmente ampliado e modernizado, com capacidade de produção de até 1000 m³/h, no entanto, o manancial não teve grande recarga esse ano e o termo de alocação de água deste manancial autoriza apenas o uso ocasional e emergencial desse sistema.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...