“CAGUEI. CAGUEI PARA A CPI”

E o nível dos debates, como anda? De um lado, ouvindo as rádios do sudeste os termos mais delicados que alguns comentaristas utilizam para fazer referência aos senadores que cuidam da CPI da Covid e suas vacinas é, “bando de vagabundos” ou coisa do tipo, “bandidos” comandando investigação enfim, entre outros termos, “uma corja de mãos surjas”. E os desaforos, em alguns casos, além dos próprios senadores, também alcançam familiares acusados de envolvimento com roubalheiras em seus estados de origem. Com toda essa gente o nível do debate não poderia ser outro e até ficou pior.

Pois é, não se fala em outra coisa nos últimos dias, estão cagando na paciência. Isso mesmo, e não é coisa minha, pobre mortal da escrita, e sim palavras de um presidente da República. Irritado com um tal questionário enviado pelos membros da CPI, uma espécie de interrogatório por correspondência, o presidente Bolsonaro lascou essa: “Hoje fizeram uma festa, entregaram um documento lá embaixo. Vou responder a pergunta à CPI. Sabe qual é a minha resposta? Caguei. Caguei para a CPI. Não vou responder nada. É uma CPI que não está preocupada com a verdade”. A cada dia o negócio vai ficando mais complicado. Sugestão: Vamos puxar o cordão da descarga, quem sabe eles descem juntos.

PARCERIA LESGISLATIVO E JUDICIÁRIO

Embora no Brasil em alguns momentos esse conceito não seja devidamente respeitado, a Constituição Federal determina que os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, embora independentes, funcionem harmoniosamente. Felizmente existem aqueles que cumprem essa premissa, como é o caso de Mossoró onde, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lawrence Amorim (SD) se reuniu com o diretor do Fórum Silveira Marins, juiz Breno Valério, no dia 08, para firmar parcerias entre o legislativo e o judiciário. A proposta é de que a Câmara receba estagiários do curso de direito. A parceria dará oportunidade a estudantes, contribuindo com a formação deles. E esses estagiários por sua vez poderão somar com o trabalho realizado na Câmara.

A conversa acabou sendo ampliada para outros entendimentos. No encontro, Lawrence Amorim convidou o setor de comunicação do Fórum e o juiz Breno Valério para conhecer a nova estrutura da TV Câmara Mossoró. O convite teve como enredo principal colocar a TV à disposição da equipe para que eles possam elaborar um programa sobre assuntos do judiciário. O presidente do legislativo mossoroense informou ao magistrado que, em breve, a TV Câmara vai ser transmitida em canal aberto e o alcance da programação será ainda maior. A conversa deverá avançar nos próximos dias.

A EXPECTATIVA DO VOO

Os voos entre Mossoró e Natal, três vezes por semana, só começam no mês de agosto, porém depois do anúncio feito pela governadora Fátima Bezerra através de suas redes sociais, o assunto ganhou mais força. E é só no que se fala nos últimos dias, inclusive até com algumas brincadeiras, que eu até diria, de bom gosto. Adorei quando alguém quis saber, na base da gozação é claro, se o avião teria parada em Lajes para o lanche. É tradição na viagem de ônibus, carros de aluguel e até particular essa paradinha básica.

Voltando a seriedade do assunto, a governadora festejou, e com toda razão, a viabilização do voo que acontecerá na segunda, quarta e quinta-feira, a partir do dia 23 do mês que se aproxima. Em sua publicação a chefe do executivo potiguar destacou os esforços empreendidos através da SeturRN, EmpreoturRN e Secretaria de Tributação. Os voos, só para repetir o que já foi dito, acontecem às 16:00 de Mossoró/Natal e às 17:40 de Natal/Mossoró. A empresa será Azul Linhas Aéreas e o preço da passagem deve ficar em torno dos R$ 129,63. Vou lembrar aqui também o preço do taxi entre o aeroporto Aluízio Alves, na cidade de São Gonçalo até Natal, não é barato. Me disseram que já ultrapassou as cifras dos 80 reais. Agregue esse valor ao preço do voo.

IMPASSE NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

Suspensas desde o dia 17 de março do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais no Rio Grande do Norte tem nova data de retorno anunciada, porém gerando impasse em relação a presença dos professores. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, ficou definido que no dia 19 de julho, portões e portas das escolas públicas do RN estarão abertas para receber a volta dos seus alunos e funcionários.

De um lado o prego parece batido e a ponta virada, porém existe um seguimento fundamental para esse retorno que ameaça não aparecer ao local de trabalho, os professores. Isso se eles seguirem a orientação do sindicato que representa a categoria. Em assembleia ficou decidido que o retorno só acontece após a segunda dose da vacina. Resta saber quem vai ganhar esse quebra-de-braço entre governo e professores, pois perder todos nós já sabemos, continuarão os estudantes como maiores ou únicos prejudicados.

REATIVANDO O FUTSAL

Depois de iniciar o trabalho com as categorias Sub-15 e Sub-17 para formar a base do time profissional de futebol, o Potiguar lançou mais um desafio, retornar com a categoria de futsal. Nesse sentido firmou parceria com a empresa NC2 Sports (@nc2_sports), do experiente atleta Neto Caraúbas, com passagem por importantes equipes da modalidade e que realizará processo seletivo e de captação para o futsal. Clube reativará equipe de futsal, iniciando pelas categorias Sub-15 e Sub-17 e em breve divulgará avaliação para a categoria aberta.

Com o objetivo de buscar futuros talentos para o futsal, o Potiguar realizará avaliações técnicas para jovens de 15 a 17 anos. A primeira etapa no dia 17 de julho, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Campus Mossoró/RN. O atendimento para as inscrições será efetuado exclusivamente pelo WhatsApp (84) 99441-3689 e esse processo começou na sexta-feira, 9 de julho. O novo parceiro, Neto Caraúbas destacou que é sempre importante fazer parcerias com clubes de grande torcida e de grande marca como é o Potiguar. A nova diretoria do clube, acrescentou ele, tem uma visão muito bacana e muito nobre. Ativar o futsal é um passo importante para a captação de novos atletas. Ele disse que espera contribuir com o sucesso do projeto.

SEMPRE ALERTA

Como diz o lema do escoteiro, Sempre Alerta, é preciso que façamos o mesmo na vida fora desse seguimento. Por exemplo, não facilitar com informações de dados pessoais a pessoas que não sejam de sua extrema confiança. Quando isso não é observado, geralmente ocorrem prejuízos como tem sido registrado com o pagamento do auxílio emergencial. Muitas pessoas caíram no golpe e perderam o benefício.

E esse ato não é fruto apenas de quadrilhas organizadas, como aquela que foi presa recentemente atuando nas cidades de Mossoró, Grossos e Tibau. Até aquela pessoa que parecia amiga andou passando a perna. Cabe a vítima denunciar, já que nesse caso ela sabe quem fez seu cadastro para a retirada dos valores. A fraude é séria e por isso é preciso que seus atores sejam denunciados e punidos.

MENSAGEM

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes”. Carlos Drummond de Andrade

 

TURISMO EM PAUTA

Reputo como altamente produtivo um debate que acompanhei de perto no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Praticamente defendendo a mesma linha de pensamento, vereadores situacionistas e oposicionistas levantaram suas vozes em favor do fomento do turismo. E foram além das fronteiras mossoroenses, destacando outros pontos que podem ser incluídos no roteiro do turismo a partir da cidade de Mossoró.

Vale lembrar que os legisladores criaram recentemente a Frente Parlamentar de Turismo e, se continuarem com essa disposição eles poderão prestar um relevante serviço para fortalecer a economia de Mossoró e cidades da região. Momento interessante para a atual legislatura firmar seu nome na história, e não vai aqui nenhum exagero, dado a disposição que todos demonstram em buscar fortalecer o setor.

JOVENS EMBAIXADORES

Excelente a matéria da jornalista Sayonara Amorim falando sobre um programa para jovens embaixadores e publicada no dia 08 de julho aqui mesmo no portaldorn.com. A iniciativa é da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) que está com inscrições abertas para seleção do Programa de Embaixadores 2021: Juventude e Cidades Sustentáveis. Inscrições até o dia 16 de julho. O programa visa levar a Educação Ambiental Crítica para escolas de Ensino Fundamental maior e menor por meio de palestras on line e atividades práticas, além de possibilitar para os alunos selecionados um contato prévio com planejamento e execução de Projetos de Educação Ambiental.

Estão sendo ofertadas 30 vagas para alunos regularmente matriculados em cursos de ensino superior, em qualquer área de conhecimento, desde que atenda a alguns requisitos descritos ao longo do edital. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e ter cumprido pelo menos 50% (cinquenta por cento) do curso de graduação correspondente e ter experiência com práticas de Educação Ambiental. Recomendo aos interessados a leitura da matéria, repito, postada no dia 08 de julho, que traz informações detalhadas do programa.

SOPRAM VENTOS FORTES NO RIO GRANDE DO NORTE

Quem circula pelas rodovias do Rio Grande do Norte, particularmente a BR-304 e as estaduais com acesso a ela, percebem o fluxo frequente de veículos longos levando equipamentos para montagens daqueles moinhos gigantes de captação de ventos para geração de energia eólica. O Estado aparece em franco desenvolvimento, coisa acelerada mesmo no setor. Ótimo, além de energia limpa também tem gerado muitos empregos e melhorado a renda dos potiguares.

E pelas informações que chegam, essa é uma corrida que não vai parar agora. A previsão é de que o RN receba nos próximos anos um investimento em todo de R$ 1,4 bilhão no setor, fruto da garantia de que colocará, até 2024, mais 20 projetos de novas usinas eólica em operação. Os projetos foram vencedores do leilão de energia A-3 e A4 realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Literalmente os bons ventos sopram forte no Rio Grande do Norte.

DICAL LEGAL – CRIMES INAFIANÇÁVEIS

Mais uma vez vamos nos debruçar, em doses homeopáticas, já que ele é extenso, no artigo 5º da Constituição Federal do Brasil. Aliás, como digo sempre, é um artigo riquíssimo em sua teoria, uma base excelente para qualquer Constituição dita cidadã, como definiu bem o deputado federal Ulysses Guimarães. Mesmo existindo pontos específicos que tratam do tema, o artigo 5º traz também a lembrança dos crimes que podem receber ou não o benefício da lei.

Aqui na nossa conversa destacamos, por exemplo, o seu inciso

XLIII, também conhecido como 43. Diz ele – A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. Veja o detalhe do final, a omissão.  Por fim, só para lembrar, a anistia exclui o crime, rescinde a condenação e extingue totalmente a punibilidade; a graça e o indulto apenas extingue a punibilidade, podendo ser parciais.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...