EMPREENDIMENTO

Caern vai retomar obra de esgotamento sanitário de Assú

Reiniciada a obra, a conclusão está prevista para março de 2021.

O Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), deve retomar no final deste mês a obra de esgotamento sanitário da cidade de Assú. A obra estava paralisada desde meados de março, em consequência de transtornos causados pela pandemia da Covid-19. A construtora contratada, HL Engenharia, estava encontrando dificuldades no recebimento de material, principalmente conexões de ferro fundido, em razão do recuo na produção pela indústria.

Reiniciada a obra, a conclusão está prevista para março de 2021. O sistema de esgotamento sanitário de Assú será composto de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), duas estações elevatórias, 5 mil 770 metros de rede coletora e 4.511 ligações domiciliares. No total, serão investidos R$ 17 milhões, somados recursos provenientes de convênios do FGTS e da contrapartida do Governo do Estado.

Quando pronto, o sistema levará cobertura de esgotamento sanitário a 42% da área urbana da cidade, ou seja, beneficiando mais de 17 mil habitantes – a população de Assú, segundo o IBGE, é de 57 mil habitantes, sendo 42 mil na área urbana.

O empreendimento, no entanto, deixa o caminho preparado para benefícios futuros. Segundo o diretor de Empreendimentos da Caern, Fábio Siqueira, a ETE projetada para Assú tem capacidade para atender até 100% da população da área urbana, a partir de ampliações das redes coletoras do sistema que serão feitas no futuro.

Hoje, a população de Assu não conta com qualquer serviço de esgotamento sanitário na cidade.

Com informação da  ACS Caern

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support