Iniciativa

Caern usa energia solar para operar sistemas em lugares remotos

A medida só foi viabilizada com o uso de energia solar, visto que o reservatório fica em um local que não dispõe de energia elétrica.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem investido em placas de energia solar como solução para colocar em funcionamento equipamentos e unidades que ficam em locais remotos, ou onde não há disponibilidade de energia elétrica. A iniciativa mais recente foi registrada em Jucurutu, onde placas solares garantem a medição dos níveis de água e distribuição a partir do reservatório que armazena o produto captado no rio Piranhas.

Com a diminuição do nível do rio Piranhas, o abastecimento na cidade de Jucurutu passou a ser em sistema de rodízio. A instalação de um sistema de telemetria veio solucionar o problema de constantes extravasamentos do reservatório, pois o nível de água passou a ser monitorado on-line.

Além de evitar o desperdício de água, a telemetria vai permitir ajustar melhor as manobras e vazões do sistema, na distribuição de água com mais eficiência e menos perda para os diversos setores da cidade. A medida só foi viabilizada com o uso de energia solar, visto que o reservatório fica em um local que não dispõe de energia elétrica.

“Essa é a primeira vez que utilizamos sistema de energia solar em nossos sistemas da Regional Seridó (RSE) e planejamos estender a outros reservatórios e macromedidores situados em locais remotos, sem acesso a rede de energia elétrica”, explica Jean Marcel de França, engenheiro mecânico da RSE.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support