Mossoró

Cadela que era mantida presa sem comida e água é resgatada

A cadela que estava em situação de maus-tratos foi resgatada no Planalto 13 de Maio na manhã desta sexta-feira (11). O animal era mantido preso em um terreno baldio, trancado com cadeado e sem acesso à água ou alimentação adequada. O resgate foi realizado por uma ONG de proteção animal com apoio do Pelotão de Ação Ambiental Municipal (PAAM), da Guarda Civil Municipal de Mossoró, e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Moradores da área relataram que a cadela era alimentada apenas por vizinhos solidários, que enfrentavam dificuldades para alcançar o animal devido à estrutura do terreno.

“O local não apresentava condições mínimas para a permanência do animal. Foi necessário fazer uma pequena abertura em uma das grades do portão para que o resgate fosse possível. A cadela foi levada imediatamente para atendimento veterinário, apresentando infestação por carrapatos e sinais de abandono”, relatou o guarda Houdjet, da PAAM.

O caso revoltou moradores da região, que denunciaram que outros animais já haviam sido mantidos no mesmo local, alguns vindo a óbito pelas mesmas condições. O responsável pelo terreno não foi localizado no momento da ação. A ONG envolvida no resgate irá protocolar um boletim de ocorrência, para que as providências legais sejam tomadas com base na Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais.

Casos de maus-tratos podem ser denunciados diretamente ao Pelotão de Ação Ambiental pelo telefone 153, canal disponível 24 horas para atender ocorrências em defesa do bem-estar animal e do meio ambiente.

TCM Noticia

Notícias semelhantes
Comentários
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.