CADA DIA PIOR

Esse parece um tema repetitivo, e é mesmo. Infelizmente a cada dia que passa só faz piorar a falta de educação dos condutores de motos e carros no trânsito. Mossoró tem sido beneficiada com o asfaltamento de várias ruas e, infelizmente, os irresponsáveis com seus veículos estão levando pânico aos que usam o trânsito de forma consciente. Tem uma farmácia com bom estacionamento próximo a Casa do Estudante e outro dia, ao fechar o sinal, uma caminhonete e uma moto que vinham na Av. Diocesana cruzaram por este espaço. Imprudentes e irresponsáveis.

Na pequena rua onde fica a APAE-Mossoró, depois que passou o asfalto, moradores estão assustados nas calçadas com as pessoas que passam de moto levantando o pneu dianteiro. Sugestão ao policiamento de trânsito: Retirar o pneu e liberar para que o sujeito siga viagem. Sem empurrar, tem que ser na moto só com uma roda. Foi feito um bom trabalho na entrada do Santa Delmira porém, no trecho do viaduto, tem uma abertura e a turma usa para cruzar, de forma ilegal, o canteiro central. Enfim, pode duplicar, asfaltar e sinalizar, porém se falta educação aos condutores de veículo, fica praticamente impossível humanizar o trânsito que fica cada dia pior.


DAMA DO TRÁFICO NO MINISTÉRIO A JUSIÇA

E o quanto anda estranho os fatos no cenário nacional. Agora tem até encontro das autoridades da segurança pública com a chamada “Dama do Tráfico”. Quando a gente pensa que viu tudo, tem algo e alguém para dizer que não. E o mais grave, não sei o que foi pior, a reunião no Ministério da Justiça com a tal dama ou as desculpas dos envolvidos do governo federal alegando que não sabiam quem era a pessoa. Certamente essa turma acredita que nós iremos esperar “Papai Noel” na véspera do natal.

Nos últimos dias o tema surgiu praticamente em todos os canais de notícia, citando que o Ministério da Justiça recebeu em reunião a mulher do líder do Comando Vermelho, facção do chamado crime organizado. Isso em duas reuniões, e o sujeito ainda vem com a conversa que não sabia. No Amazonas, de acordo com o noticiário, até uma criança de 05 anos de idade sabe de quem se trata. Pelos fatos já registrados, como visita sem segurança a uma favela dominada por bandidos, essa turma parece bem entrosada.

A VOLTA DO MEC

E o futebol mossoroense volta a contar com dois representantes no Campeonato Potiguar da Série A. Já era representado pelo Potiguar que agora terá a presença do Mossoró Esporte Clube, o MEC, este campeão da Série B 2023. Infelizmente, precisando melhor se estruturar, o Baraúnas continua de fora da elite do futebol do Rio Grande do Norte, devendo disputar mais uma vez a segunda divisão. Destaco aqui, no sucesso do MEC, a seriedade como sempre trabalha o seu presidente, João Dehon, e sua equipe de trabalho.

Entre muitos colaboradores, João Dehon passou a contar com a presença do jogador e, digamos, gestor, Márcio Mossoró. Já vivendo a casa dos 40 anos, se resolver parar de jogar, ele certamente será peça importante no aspecto administrativo do Carcará. Em campo ou fora, o importante é que ele permaneça como parceiro do MEC e do próprio futebol mossoroense, depois de uma passagem, com a mesma missão, pelo Potiguar. Boas vindas ao MEC e parabéns aos seus envolvidos pelo acesso.

DEPUTADA SILENCIA DIANTE DOS PROBLEMAS

Duas situações se tornaram corriqueiras nas queixas da população mossoroense. Além da qualidade ruim dos últimos meses no abastecimento de água no município, o outro quadro também atinge usuários de diferentes cidades, aqui faço referência a situação do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Os dois foram temas da coluna anterior com as pessoas reclamando que estão pagando água com torneiras vazias e compadecendo em macas e corredores quando buscam socorro médico.

Volto aos dois temas depois de assistir os festejos em redes sociais, e fotos de felizes companheiros com o lançamento da pré-candidatura à prefeitura de Mossoró da deputada estadual Isolda Dantas (PT). Estranho que duas situações como estas não sensibilize a parlamentar que quer ser prefeita. Ela praticamente silencia sobre o tema. Eu digo praticamente pelo fato de, negativamente, ele ter festejado o retorno do carro-pipa na região. É hora da deputada reagir e cobrar da professora Fátima, governadora, melhorias nos dois serviços em Mossoró.

PRÍNCIPE TIRA ONDA COM O LEÃO

A resenha, sem violência, seja ela física ou verbal, faz parte do futebol. Claro, algo que é movido pelo forte sentimento da paixão, nem sempre é recomendável brincar com o adversário do campo. Mas, levando só no campo da “cornetagem”, cito as postagens atribuídas ao Potiguar de Mossoró que não deixou passar em brancas nuvens o insucesso do rival, Baraúnas, no Campeonato Estadual da Série B. Via rede sociais o alvirrubro, digamos assim, ironizou a situação.

Depois que o Leão do Oeste sucumbiu diante do Mossoró Esporte Clube, jogo que garantiu o título e o acesso ao MEC o alvirrubro publicou: “A saudade continua aumentando, sinto tanto a sua falta”, texto acompanhado de uma imagem de um leão e um homem chorando em uma mesa de bar, e o mais complicado para aumentar o sofrimento, ao som de “Vou Tirar Você Desse Lugar”, de Odair José. E logo abaixo ainda vinha escrito: “Môzim, isso é sem duplo sentido, sem obrigação e sem referência. Maldade? Jamais!”, completou. O Potiguar também postou a imagem de um fantasma com uma pipoca. Como já foi dito, que tudo fique no campo da brincadeira e, no próximo ano, quem sabe, o tricolor consegue o acesso e devolve tudo no mesmo tom.

PISO ENFERMAGEM, MUITA CONVERSA

O que tinha para discutir, já foi discutido, os profissionais da saúde querem mesmo é, na prática, a concessão do seu piso salarial. Vamos lembrar que já existe a Lei nº 14.434/2022 que instituiu o piso salarial nacional para enfermeiras, técnicas em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Isso quer dizer que cada uma dessas modalidades profissionais, incluídas na categoria enfermagem, receberá um valor mínimo único em todo o país. Pronto, é isso que o profissional quer, receber o valor já definido e de conhecimento de todos, seja da área pública ou privada envolvida com a saúde.

Observamos que a insistência em reuniões e audiências públicas, mais parece palanque político em ano véspera de eleição. Então, assim como já alertamos os Guardas Civis Municipais para evitar ser usado por candidatos ou seus assessores, a turma da enfermagem precisa ligar o sinal de alerta. Se alguma autoridade quer apoiar a causa, exija o cumprimento da lei e pronto. Use sua força política e até mesmo o campo judiciário para que respeitem a lei em vigor. Fora isso, é tudo falácia e, como já disse, tentar tirar algum benefício político voltado para as eleições do próximo ano. Assim penso, e logo escrevo para irritação daqueles que possuem político de estimação.

MENSAGEM

“O amor é paciente, o amor é bondoso.” 

1 Coríntios 13:4

JOGADORA DO RN É CONVOCADA

Além da equipe masculina que vem disputando jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, a data Fifa também vem sendo aproveitada pela Seleção Brasileira Feminina. E, para nós do Rio Grande do Norte, motivo extra para firmar torcida pelas meninas é a presença da jogadora Antônia, nossa conterrânea, que mais uma vez foi lembrada. Mesmo com mudança de treinador, agora o cargo é de Arthur Elias, a atleta potiguar não perdeu espaço. Ela estará no grupo para os amistosos de novembro e dezembro.

No dia 30 de novembro o Brasil com a presença da jogadora Antônia, enfrenta o Japão e já no mês de dezembro, dia 03, nova partida contra as japonesas. No dia 06, também do próximo mês, será contra a Nicarágua. Os três jogos em território brasileiro. Situação essa comemorada pela jogadora Antônia, considerando como positivo o fato de jogar perto da torcida e da família. Para os três jogos ela espera bons testes por conta da qualidade das adversárias que já enfrentaram o Brasil e impuseram dificuldades.

PORTARIA GERA POLÊMICA

Polêmica para discussão e debates em programas de rádio, TV, redes sociais e nas Casas Legislativas, é o que não falta. O mais recente, entre outros, é a questão do trabalho aos domingos e feriados. No governo anterior, que tinha presidência Jair Bolsonaro, foi determinada a livre negociação entre as partes envolvidas, empregados e empregadores, sem a necessidade de intervenção dos sindicatos. O que, para alguns, não seria uma boa ideia, ou seja, alega-se que haveria uma imposição por parte da classe patronal, embora não se tenha denúncia sobre o tema. Se existe ou existiu após essa decisão, alguém me corrija por favor.

Por outro lado, os contrários as intervenções sindicais, argumentam que as exigências feitas pelos dirigentes pode gerar prejuízo na abertura de novos empregos ou hora extra para o trabalhador. Com a nova portaria do governo federal, agora no governo Luiz Inácio, é preciso uma Convenção Coletiva para discutir esse trabalho extra aos domingos e feriados. A decisão, alegam os contrários, só beneficia os sindicatos e suas diretorias que se fortalecem. Aqui o grande perigo são aqueles “ex-trabalhadores” que transformam a entidade sindical em sua única profissão. Como existem categorias que não possuem normas coletivas vigentes, isso realmente pode impactar para a redução de postos de trabalho, repito, já que a nova portaria proíbe acordo direto entre o empregado e o empregador.

INVERTENDO A CULPA

Incrível como a humanidade, em grande parte, tem tendência a simpatizar aquilo que é errado. A história do “soltem Barrabás e prendam Jesus”, é um forte exemplo dessa tendência para ser lembrado. O próprio Barrabás dizia: “Colocaste-me acima de Jesus!… Matei, furtei, prejudiquei… No entanto, vejo-me sob a força de Teu manto… Desprezaste a Jesus e libertaste a mim!… Livre, tal qual me vejo, serei eu o maior?”. Não estou comparando as situações, porém hoje lamento assistir pessoas pressionando o estado de Israel para suspender seus ataques e quase inocentando os terroristas do Hamas.

Não tem como levar crédito a nenhuma informação passada por um grupo que mata, estupra, degola e sequestra crianças e idosos. É algo absurdo, é puro radicalismo doentio apoiar, por menor que seja a manifestação, esse tipo de gente. Desde o início do conflito o exército de Israel avisa onde vai atacar e quando vai, para que civis possam deixar o local. Quem não permite é seu inimigo que usa as pessoas como escudo humano, em atitude desumana. Não deveria acontecer, porém estamos falando de uma guerra onde nem tudo de ruim pode ser evitado.


DICA LEGAL – ESTADO DE NECESSIDADE

Você sabia que, mesmo cometendo um ato ilícito, existem situações nas quais o infrator não será punido? Pois é, saiba que isso é possível, por exemplo, duas pessoas escapam do naufrágio de um navio e uma delas não sabe nadar. Os dois estão em uma boia que suporta o peso de ambos mas, justamente aquele que sabe nadar quer permanecer na boia sozinho, tenta retirar o outro que não sabendo nadar reage rápido e empurra para fora seu agressor que ao cair morre afogado. Outra situação é: O pai que mata um cachorro que atacava seu filho. O Código Penal, em seu artigo 24, descreve a figura do estado de necessidade, situação em que alguém pratica uma conduta ilícita para salvar outra pessoa ou a si mesmo de perigo, que não causou e nem podia de outro modo evitar, sacrificando, assim, um bem jurídico de menor ou igual valor para preservar outro.

O estado de necessidade descrito no artigo 24 e seus parágrafos primeiro e segundo diz o seguinte: Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. Embora seja razoável exigir-se o sacrifício do direito ameaçado, a pena poderá ser reduzida de um a dois terços. (Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal – TJDF).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support