Cachorro não aprendeu contar dinheiro

Dizem os “filhos da Candinha” que o cachorro é o melhor amigo do homem porque ainda não aprendeu contar dinheiro.  Se aprender, cuidado com as canelas. Faço essa espécie de preambulo para me reportar as duas notícias que ainda repercutem pelo Brasil. A primeira foi aquela comerciante Ana Paulo Brosco, com casamento marcado no Caribe, ou seja, financeiramente bem sucedida, que aproveitou a crise para ganhar dinheiro do governo de forma irregular se cadastrando e recebendo o auxílio emergencial criado para socorrer os mais vulneráveis nesse período de pandemia. A segunda trata da prisão do fundador da rede de lojas Ricardo Eletro, o empresário Ricardo Nunes preso por sonegação fiscal dos impostos e lavagem de dinheiro. Esse cobrava o imposto do consumidor e metia no bolso.

Nos dois casos, lembro que existem outros, mostrados aqui como exemplos negativos não trazem nenhum vereador, prefeito, deputado, governador, senador ou presidente da República. Esses, alvos preferidos no apontar de dedo das acusações de falta de honestidade. Minha gente, quando o assunto é dinheiro me parece que fica de fora somente o cachorro tido como melhor amigo do homem por não haver aprendido contar. Nos dois casos pessoas bem sucedidas que não precisariam adotar tais atitudes, porém a gula pelo querer mais é incontrolável nesse tipo de gente. Por isso, recomendo, antes de olhar para o dedo que aponta alguém como bandido, veja de quem é a mão.


CRISE E BARREIRAS PARA O COMÉRCIO

É inacreditável como muitos daqueles que colocamos no poder para nos representar e cuidar do nosso bem-estar, em muitos casos, se tornam os principais responsáveis na geração de alguns dos nossos problemas. É o caso da prefeitura de Mossoró, que através do seu departamento de trânsito resolveu atrapalhar a vida dos comerciantes que se estabeleceram na Av. João da Escóssia, bairro Nova Betânia, e o assunto foi tema de debate no plenário da Câmara Municipal. Inclusive com fala de repúdio de vereadores de oposição e situação.

Simplesmente a prefeitura resolveu proibir o estacionamento ao longo da avenida, em particular no trecho do novo espaço comercial da cidade. O assunto foi levantado no plenário do legislativo pelo vereador Genilson Alves (PROS) questionando a proibição do estacionamento. As ruas laterais ficam distantes das lojas o que também gera insegurança com risco de assalto no local. Os vereadores que debateram o tema pedem que a prefeitura, de forma urgente, reveja sua decisão pois poderá provocar o fechamento daquele comércio que já migrou do centro da cidade para esse espaço buscando mais comodidade para clientes e proprietários. Isso se chama falta de planejamento, ou cuidado no momento de fazê-lo.

CORONEL CANDIDATO EM TIBAU

Totalmente descartada a possibilidade de adiamento das eleições para outro ano, o pleito acontece em 15 de novembro agora em 2020, os candidatos se apressam na divulgação dos seus nomes. Por enquanto, melhor dizendo, pré-candidatos. No município de Tibau-RN, na fronteira com o estado do Ceará, surge mais um nome como, agora são três, opção para o eleitor na disputa pela cadeira de chefe do executivo local.

Trata-se do Coronel PM Elyause Moreira da Silva Júnior que teve sua pré-candidatura lançada pelo Partido Social Cristão (PSC).  O próprio presidente da sigla no Rio Grande do norte, o deputado estadual Coronel Azevedo confirmou essa disposição. Além da possibilidade de ser um bom gestor, o parlamentar acredita que Coronel Elyause, pela sua experiência de 34 anos como militar, pode garantir mais segurança pública para a cidade da região da Costa Branca. Com a palavra o povo, o eleitor e o voto dos tibauenses.

VOLTA AS AULAS É DÚVIDA EM APODI

Pelas últimas previsões anunciadas pelo governo, o Rio Grande do Norte poderá retornar com as aulas presenciais na segunda quinzena de agosto. A questão agora é saber se volta mesmo e, se voltar, em quais condições. Na cidade de Apodi, região oeste potiguar, não existe muita certeza de como recepcionar os alunos em salas que cabem em torno de 32 pessoas. Essa preocupação foi manifestada por um representante local do Estado durante entrevista a uma emissora de rádio de Mossoró, para ser mais preciso ao Jornal da Manhã pela rádio 95 FM.

A preocupação faz sentido, pois se falava na questão da estrutura das salas de aula. Acredito inclusive que esse pode ser um quadro que também afeta escolas de outros municípios. Para não aumentar os prejuízos causados aos alunos, cabe agora ao governo elaborar um programa que garanta o retorno sem o medo de contaminação pelo novo coronavírus que deverá persistir por um longo período. Fico imaginando, em termos de prejuízo, a situação dos alunos do terceiro ano, prontos para encarar o ENEM. Quadro preocupante.

EXTREMOZ FECHOU AS PORTAS

A exemplo de outras cidades do Rio Grande do Norte, o município de Extremoz, na região da grande Natal, também andou fechando suas seis portas de acesso durante dois finais de semana. Inclusive a área de acesso ao litoral, por sinal, abrigando belas praias. Tudo para tentar controlar entre seus moradores a contaminação pelo novo coronavírus, já que chegou aos 100% de ocupação dos leitos disponíveis para ações de combate.

Na verdade faço esse registro do toque de recolher para destacar a importância da Guarda Municipal em Extremoz. Pois foi com o suporte dos seus homens, contando sempre com o apoio importante da Polícia Militar, que se tornou possível realizar esse trabalho. Eu tenho acompanhado, apesar da distância, o programa de preparação dos guardas e posso afirmar que não é moleza. O que deixa a certeza que estarão nas ruas profissionais qualificados para o serviço. E eles já estão mostrando a sua importância no apoio ao combate a pandemia do Covid-19.

QUATRO MULHERES NA CAMPANHA EM MOSSORÓ

As convenções ainda não aconteceram, mas adianto que pela movimentação nos bastidores, tudo caminha para que tenhamos três mulheres na condição de candidatas na disputa pela prefeitura de Mossoró. A própria prefeita Rosalba Ciarlini estará no páreo e terá que enfrentar as vozes femininas das candidatas Isolda Dantas, Irmã Ceição e, ainda em processo de formatação, uma representante do PRTB.

E na base do, “entre as mulheres”, o nome até aqui do único homem confirmado como pré-candidato, é do deputado estadual Allyson Bezerra. E tem outro detalhe, no meio disso tudo uma das candidatas receberá apoio do grupo que trabalha a criação em Mossoró do partido Aliança pelo Brasil, que tem como liderança maior o presidente Jair Bolsonaro. Provavelmente na próxima coluna trago detalhes sobre esse tema, inclusive com o nome, que já tenho, da candidata. Por uma questão de ética, pois dei minha palavra que não revelaria agora. Claro, corro assim o risco de, como se diz na gíria jornalística, “ser furado”. O tempo de caminhada no jornalismo não me permite mais esse tipo de preocupação, podem ficar à vontade com a pauta.

MENSAGEM

“Toda conquista começa com a decisão de tentar”.

Gail Devers

DEPUTADOS DO SOLIDARIEDADE SE POSICIONAM

A direção estadual do Partido Solidariedade no Rio Grande do Norte continua se destacando no uso das redes sociais como ferramenta de comunicação com a sociedade norte-rio-grandense. Na linha de frente do trabalho o advogado e suplemente de deputado federal, Lawrence Amorim, presidente da agremiação partidária. Sua mais recente postagem serviu para parabenizar a ação dos parlamentares do partido que impediram, via justiça, que a governadora Fátima Bezerra continuasse enviando dinheiro dos cofres públicos para o chamado Consórcio Nordeste.

Na ação os deputados Kelps Lima e Allyson Bezerra ao lado da deputada Cristiane Dantas, da mesma sigla, explicaram que a motivação é saber o destino dos R$ 5 milhões enviados pela governadora para comprar respiradores que nunca chegaram. O material seria utilizado no combate ao Covid-19. Além de querer saber o que foi feito de tamanha soma, os parlamentares também cobram o seu retorno aos cofres do Estado, já que nenhum respirador foi entregue. Lawrence parabenizou o trio, destacou a união dos membros do Solidariedade e também cobrou explicações da governadora por quais motivos gastou tanto dinheiro que não deu nenhum retorno.

A VOLTA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Com o país tentando retomar sua vida dentro do novo normal, seguindo inúmeras regras, o futebol não poderia ficar totalmente de fora. Embora ainda sem previsão de público nos estádios, a bola tem rolado nos estaduais do Rio de Janeiro e Santa Catarina e agora, de acordo com anúncio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai iniciar o Campeonato Brasileiro e retomar as partidas da Copa do Brasil. Que os deuses do futebol possam abençoar esse recomeço.

As equipes da Série A do certame nacional e Copa do Brasil, terão o restante do mês de julho para uma nova pré-temporada. A bola estará em campo, pra valer, a partir de agosto, dia 8, provavelmente com um jogo e no dia seguinte, 9, rodada completa. A competição vai até o dia 24 de fevereiro. Já a Copa do Brasil será retomada no dia 26, também do próximo mês. A Série B do brasileirão começa dia 8 de agosto e o Campeonato Brasileiro da Série D, que terá o Potiguar de Mossoró na disputa, acontece entre os dias 6 de setembro de 2020 até 7 de fevereiro de 2021. A reapresentação do elenco do Time Macho acontece a partir desta semana, segundo informe do seu presidente, Benjamim Machado. Só reforçando, jogos sem a presença do público nas arquibancadas dos estádios.

EMPRESÁRIO PRESO EM MOSSORÓ

Acompanhado o noticiário policial dos últimos dias me deparei com a notícia da prisão de um empresário em Mossoró-RN com atuação no ramo de venda de veículos. O sujeito foi encontrado com drogas, armas, dinheiro e ainda é suspeito de integrar uma facção criminosa que já é alvo de uma outra investigação. Bom, a notícia todos já acompanharam nos blogs especializados, o contexto aqui é outro, uma espécie de alerta, um tome cuidado.

Esse não é o primeiro empresário de Mossoró que se envolve com questões na esfera policial ou já no âmbito judicial. E a questão do alerta aqui vai para os funcionários das empresas nas quais os seus proprietários resolveram deixar a linha legal e passaram a trilhar por caminhos da ilegalidade. Fiquem atentos para saber o que estão assinando, pois conheço pessoas que hoje recebem até cobranças de valores vultosos, como se fossem os proprietários que se locupletaram com os recursos adquiridos por atos ilícitos.  Pessoas de patrimônio simples, salário baixo, porém que foram levadas por seus antigos patrões a situações que até elas desconheciam. Por isso, cuidado com o que você assina.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020, RESOLUÇÃO Nº 23.623

Nas edições anteriores publiquei aqui o novo calendário das eleições 2020, agora prevista para acontecer no dia 15 de novembro e, onde acontece segundo turno, dia 29 do mesmo mês. Hoje recomendamos aos candidatos e dirigentes partidários a leitura da Resolução Nº 23.623 que trata das regras destinadas a viabilizar o controle de autenticidade da ata de convenção partidária pela Justiça Eleitoral, nas eleições 2020. Em tem novidade. Ela trata, por exemplo, da autorização para que os partidos possam realizar suas convenções em formato virtual para a escolha dos candidatos.

Por isso é importante que os dirigentes fiquem atentos para a forma como eles irão viabilizar, como fala lá no começo da nota, o controle e autenticidade das atas das convenções. A Resolução também traz, entre outros pontos, detalhes de como deve ser feita a assinatura eletrônica. O documento trata até da suspensão de prazos dos processos que analisam prestações de conta referente ao ano de 2015. Então senhor dirigente partidário, fique atento e segue a dica para uma leitura detalhada da Resolução Nº 23.623 e tenha uma eleição legal no sentido amplo da palavra.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...