Contra a Covid

Butantan entregará 100 milhões de doses de vacina ao governo

Produto é destinado ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde

O Instituto Butantan vai entregar ao Ministério da Saúde, até o final de 2021, 180 milhões de doses de vacina, sendo 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 e 80 milhões de doses da vacina contra a influenza.

As vacinas serão destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. O dado foi divulgado pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e pelo governador de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa.

“É isso que é o Butantan, o maior produtor de vacinas do Brasil certamente, e um dos maiores do mundo”, afirmou Dimas. “É um esforço gigantesco que nós realizamos, demonstrando que o Butantan é o maior parceiro do Ministério da Saúde”, completou.

Na manhã do dia 10, chegou ao aeroporto de Guarulhos o quinto lote de matéria-prima vinda da China para a produção da CoronaVac, contendo 5,6 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). Com esse carregamento, o Butantan é capaz de produzir mais 8,7 milhões de vacinas contra a Covid-19.

“Neste momento já temos 27,1 milhões de doses da vacina do Butantan em solo brasileiro”, resumiu o governador João Doria. “9,8 milhões de novas doses já foram entregues ao PNI e as vacinas distribuídas aos estados brasileiros. Outras 17,3 milhões de doses estão em fase final de produção no Instituto Butantan e serão entregues de maneira gradual para todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Isso vai acontecer a partir do dia 23 de fevereiro”, complementou.

Além da vacina contra a Covid-19, o Butantan está produzindo, desde setembro de 2020, a vacina contra a influenza (gripe). Neste momento, estão sendo fabricadas 1 milhão de doses por dia. “A partir da segunda quinzena de março, vamos liberar para o Ministério da Saúde 1,6 milhão de vacinas por dia: 1 milhão de gripe, 600 mil da Covid-19”, informou Dimas Covas.

Para completar o acordo inicial com o Ministério da Saúde, de 46 milhões de doses, são necessários mais 12 mil litros de IFA, que serão enviados em duas cargas – uma de 8 mil litros, outra de 4 mil litros. Ambos carregamentos aguardam autorização para exportação na China.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support