Vacina nacional

Butantan diz que testes da ButanVac poderão ser mais rápidos

Rapidez será possível porque a plataforma de produção do imunizante contra a Covid é a mesma da vacina da gripe

Os testes clínicos da ButanVac, vacina nacional contra a covid que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, poderão ser mais curtos e rápidos. A garantia é do diretor do órgão, Dimas Covas.

Segundo Dimas Covas, como a plataforma de produção da ButanVac é a mesma da vacina da gripe, os testes clínicos, quando autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para verificar a segurança e a eficácia do imunizante poderão ser mais curtos e rápidos.

“Os testes clínicos da ButanVac vão focar na segurança, na eficácia e na resposta imunológica e como já temos experiência com esse tipo de vacina, poderão se testes mais curtos e rápidos”, justificou.

A ButanVac será a 1ª vacina contra a Covid-19 integralmente produzida no Brasil, sem necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). O anúncio do início da produção-piloto da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus foi feito pelo Butantan em 26 de março passado.

A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem em abril, o que ainda precisa de autorização da Anvisa.

Segundo o governo, os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram “promissores”, o que permitiria evoluir para estudos clínicos em humanos.

A produção-piloto do composto já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes. Os resultados da pesquisa clínica em humanos vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a covid-19.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...