Brasil

Bolsonaro prepara pacote de medidas de crédito e perdão a dívidas

A política de crédito seria viabilizada principalmente pela Caixa Econômica Federal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende implementar uma política de crédito para pessoas que ganham até dois salários mínimos e anistia a devedores do Fies de até R$ 10 mil. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima e da analista de política da CNN Renata Agostini, que conversaram com aliados próximos de Bolsonaro que avaliam as melhores estratégias para a campanha do presidente.

A política de crédito seria viabilizada principalmente pela Caixa Econômica Federal, e ampliaria para todos os bancos públicos a oferta de crédito para pessoas das classes mais vulneráveis, inclusive bancos regionais.

O presidente também está implementando o “Vale Gás” e ampliando a faixa atendida pela tarifa social de energia. Todas essas medidas ajudariam a injetar dinheiro no mercado consumidor.

Além disso, está nos planos do presidente conceder anistia a pessoas que estão devendo para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa que libera empréstimos para estudantes de faculdades particulares pagarem pelo curso.

Os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Economia, Paulo Guedes, já estariam tentando viabilizar a medida provisória há cerca de quatro meses. Mesmo que a anistia não cubra o valor total do empréstimo, o governo ainda daria a possibilidade de parcelamento do resto. Cerca de 1 milhão de estudantes no Brasil estão com parcelas atrasadas no pagamento do Fies.

O governo estaria estudando, também, a possibilidade de estender esse benefício aos estudantes que usaram o Fies e estão em dia com o pagamento das parcelas.

CNN Brasil

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support