Eleições 2020

Bolsonarismo se divide em três nas eleições municipais em Mossoró

Vertente política inspirada no presidente brasileiro não consegue construir unidade no plano local

Aproveitar o sucesso eleitoral do ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro, que conseguiu se eleger presidente após 28 anos de uma carreira política marcada por mandatos de deputado federal sem qualquer trabalho de expressão realizado, era o desejo de muitos candidatos a vereador, a prefeito e a vice-prefeito em todo o país.

Sem uma plataforma política definida de forma clara – a exemplo do líder inspirador – os bolsonaristas viam nas bravatas do presidente uma forma de surfar na onda da popularidade e obter dividendos eleitorais. Na prática, a realidade tem se mostrado bem diferente.

O exemplo de Mossoró é emblemático nesse sentido. Por aqui, o Bolsonarismo não atingiu a expressividade esperada e, para piorar, se dividiu. Em pelo menos 3 grupos/alas diferentes.

Quem primeiro tentou atrair para si os holofotes eleitoreiros da visibilidade de Bolsonaro foi o médico psiquiatra Daniel Sampaio, que é presidente estadual do Partido Social Liberal (PSL – agremiação pela qual Bolsonaro se elegeu, mas que já abandonou). Daniel divulgou, inclusive, agenda de eventos que teria realizado junto ao presidente. Mesmo com isso, não conseguiu emplacar sua postulação a prefeito. As pesquisas o mostravam com desempenho pífio. Acabou aceitando ser candidato a vice-prefeito na chapa da ex-prefeita Cláudia Regina, do Democratas (DEM).

Uma segunda ala do Bolsonarismo é capitaneada pela odontóloga Ângela Schneider, que ensaiou uma candidatura a prefeita pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB – sigla a que pertence o vice-presidente Hamilton Mourão). Foi abatida em pleno voo. Em jogada de bastidores do deputado federal General Girão (PSL), a candidatura veio ao chão. Agora, Schneider, que tenta uma vaga na Câmara Municipal, aparece como apoiadora da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tenta a reeleição.

Um outro terceiro grupo bolsonarista, formado por candidatos a vereador pelo PRTB, anunciou que está apoiando a candidatura à prefeitura da bacharel em Direito Maria da Conceição Cesário, a Irmã Ceição, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...