Eleições 2020

Bolsonarismo se divide em três nas eleições municipais em Mossoró

Vertente política inspirada no presidente brasileiro não consegue construir unidade no plano local

Aproveitar o sucesso eleitoral do ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro, que conseguiu se eleger presidente após 28 anos de uma carreira política marcada por mandatos de deputado federal sem qualquer trabalho de expressão realizado, era o desejo de muitos candidatos a vereador, a prefeito e a vice-prefeito em todo o país.

Sem uma plataforma política definida de forma clara – a exemplo do líder inspirador – os bolsonaristas viam nas bravatas do presidente uma forma de surfar na onda da popularidade e obter dividendos eleitorais. Na prática, a realidade tem se mostrado bem diferente.

O exemplo de Mossoró é emblemático nesse sentido. Por aqui, o Bolsonarismo não atingiu a expressividade esperada e, para piorar, se dividiu. Em pelo menos 3 grupos/alas diferentes.

Quem primeiro tentou atrair para si os holofotes eleitoreiros da visibilidade de Bolsonaro foi o médico psiquiatra Daniel Sampaio, que é presidente estadual do Partido Social Liberal (PSL – agremiação pela qual Bolsonaro se elegeu, mas que já abandonou). Daniel divulgou, inclusive, agenda de eventos que teria realizado junto ao presidente. Mesmo com isso, não conseguiu emplacar sua postulação a prefeito. As pesquisas o mostravam com desempenho pífio. Acabou aceitando ser candidato a vice-prefeito na chapa da ex-prefeita Cláudia Regina, do Democratas (DEM).

Uma segunda ala do Bolsonarismo é capitaneada pela odontóloga Ângela Schneider, que ensaiou uma candidatura a prefeita pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB – sigla a que pertence o vice-presidente Hamilton Mourão). Foi abatida em pleno voo. Em jogada de bastidores do deputado federal General Girão (PSL), a candidatura veio ao chão. Agora, Schneider, que tenta uma vaga na Câmara Municipal, aparece como apoiadora da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tenta a reeleição.

Um outro terceiro grupo bolsonarista, formado por candidatos a vereador pelo PRTB, anunciou que está apoiando a candidatura à prefeitura da bacharel em Direito Maria da Conceição Cesário, a Irmã Ceição, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support