Biblioteca Municipal celebra Dia Nacional do Escritor e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com roda de conversa especial
Nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em Mossoró, será palco de um encontro cultural e histórico marcante. A partir das 16h, no Auditório América Rosado, será realizado um evento em alusão ao Dia Nacional do Escritor, ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e também ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil.
A programação propõe uma roda de conversa com o objetivo de criar espaços de fala, escuta e produção, celebrando a arte de contar histórias, de emocionar com palavras e de transformar ideias em escritos que dão voz e forma à identidade e à resistência.
A coordenação da conversa ficará a cargo do professor e pesquisador Dr. Clóvis Vieira, que guiará o diálogo sobre temas relevantes à escrita, à representatividade e à memória da mulher negra na literatura e na sociedade.
Antes do início oficial da roda, às 15h, será organizada uma exposição de livros, cordéis e revistas de autoria dos escritores e escritoras participantes. Cada autor será responsável por montar o espaço para suas obras, valorizando a produção local e independente.
O evento busca ainda evidenciar o protagonismo de escritoras negras e escritoras locais, fortalecendo laços entre literatura, identidade e luta por igualdade de gênero e racial. A iniciativa convida toda a comunidade a participar, prestigiar e refletir sobre a força transformadora da palavra escrita e das vozes historicamente silenciadas.
A entrada é gratuita.
