Bater na cabeça ou debaixo do chapéu

De acordo com os números oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 32,7 milhões de brasileiros aptos a votar não compareceram às urnas no primeiro turno na eleição. Em termos percentuais representa cerca de 20,9% do eleitorado de 2022. Fica impressão que a turma olhou as opções e chegou à conclusão de que –Tanto faz bater na cabeça ou debaixo do chapéu. Certamente não gostaram dos nomes que estavam postos, por exemplo, na eleição presidencial.

E eu não condeno essas pessoas, principalmente se tomarmos como base para nossa decisão aquilo que foi visto nos debates, só agressões e, praticamente, nenhuma proposta. E tem candidato em condições de falar o que fez, o que deixou de fazer e o que pode ser feito. Mesmo assim eles preferem o discurso do ódio, da agressão e muitas notícias falsas. Se não existir nenhuma motivação extra no segundo turno, o número pode aumentar entre aqueles que consideram no atual pleito, ser a mesma coisa, bater na cabeça ou debaixo do chapéu. Não deixa de ser uma forma de protesto, embora o melhor seria escolher um nome e votar.


NÃO MATEM LAGARTIXA

Na coluna anterior, fazendo referência a postura do eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Norte, Wendel Lagartixa (PL), o mais votado com 88 mil votos, comentamos que diferente dos répteis, esse não balançava a cabeça em sinal de aceitação diante de uma dificuldade. É pessoa de posicionamentos firmes, decidida e destemida que pede, segundo ele, por ações concretas das autoridades para combater o crime no território potiguar.

Sua postura, de acordo com o noticiário, rendeu pedidos de anulação do seu registro de candidatura e até tentativa de homicídio. Em relação aos repteis lagartixa, você sabe por qual motivo não se deve matar uma? Pois bem, não se deve matar lagartixas! Elas não tem veneno e controlam insetos e aranhas dos ambientes. A lagartixa pode ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa. Fica a dica em relação ao deputado se essa for realmente sua intenção, combater o crime “olho por olho, o dente por dente”. Claro, com os rigores da lei, ou seja, dura lex sede lex – “a lei é dura, mas é lei”.

VEREADORES SE POCISIONAM

Na última semana tivemos em Mossoró-RN a manifestação de vários vereadores se posicionando em relação ao segundo turno da eleição presidencial que confirmou nas urnas a polarização entre o atual presidente Jair Bolsonaro(PL) e o ex-presidente Lula (PT). Destaco aqui a posição, sem ficar “em cima do muro”, do presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (Solidariedade). Com a experiência, disse ele, de ex-prefeito no governo do PT, quando se vivia com “pires na mão” em Brasília, resolveu pedir voto para Bolsonaro.

Mantém assim a posição do turno anterior quando seguiu ao lado do candidato eleito ao senado, ex-Ministro Rogério Marinho que de acordo com Lawrence já destinou recursos para Mossoró e o Estado ao lado do então ministro Fábio Faria e agora poderá fazer mais na condição de senador. Argumenta o vereador que o governo federal tem garantido ao Rio Grande do Norte e demais estados brasileiros recursos, por exemplo, para manter salários em dia e tocar obras que eram esperadas pela população, ou seja, em suas palavras, verbas federais sendo bem distribuídas.

RETA FINAL CORRIDA PRESIDENCIAL        

Entramos nos últimos quinze dias da corrida presidencial em 2022. E haja fôlego para os candidatos Bolsonaro e Lula percorrer esse país de dimensões continentais na busca do voto. E, como já citamos em nota anterior, foram quase 33 milhões de brasileiros aptos a votar que não compareceram às urnas no turno inicial. Então, pé na estrada e força nos argumentos para convencer essa turma pensar e agir diferente no último domingo do mês em curso.

Como menos debates, menos pesquisas e mais Fake News, o segundo turno segue cheio de dúvidas. Não tem um lugar onde você chegue para alguém surgir com a mesma pergunta: O que você acha dessa eleição? Praticamente os dois lados estão carregados de dúvidas. Um ou outro mais, digamos, animadinho as vezes até para disfarçar a dúvida, tenta nos convencer que o seu candidato “já ganhou”. Faz parte do jogo. O certo, se tudo estiver dentro daquilo que é legal, é aguardar o resultado dos urnas. Se alguém discordar, que conteste e prove.

MOVIMENTO OPOSICIONISTA

Andei lendo um ótimo texto, como sempre, do ex-colega de redação do jornal O Mossoroense, Márcio Alexandre, no qual falava de uma possível frente oposicionista que poderia surgir no cenário de Mossoró-RN. O novo grupo teria como meta enfrentar o atual prefeito, Allyson Bezerra (Solidariedade). Tudo como fruto do fortalecimento de nomes como a deputada Isolda Dantas (PT), vereador Pablo Aires (PSB), Tony Fernandes (Solidariedade), Jorge do Rosário (Avante) e Marleide Cunha (PT) que participaram do último pleito disputando cargos de deputado federal e vaga na Assembleia Legislativa potiguar.

A ideia é interessante no sentido de termos uma disputa, por exemplo, diferente do que aconteceu em nível estadual quando, praticamente, a governadora Fátima Bezerra (PT) não teve adversário. O problema em Mossoró será controlar as vaidades. Lembro que tentaram o mesmo reunindo alguns dos nomes já citados porém, na hora de definir o candidato Allyson se mostrou mais forte e Isolda, que também queria, saiu da sua base de apoio. Mossoró hoje poderia ter uma parceria entre prefeitura e uma deputada se não fosse a vaidade de querer ser a “vedete do espetáculo”. Se for uma frente de oposição não pode existir imposição de nome. Se não unir, o atual ocupante do Palácio da Resistência faz a festa, assim como fez a governadora diante da fraca e desarticulada oposição.

REGINA DUROU POUCO

A ex-vereadora e ex-prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que andava sumida do cenário político, teve algumas horas de “fama” na última semana. Do nada seu nome surgiu como nova dirigente do diretório do Partido Liberal (PL) em Mossoró. A ação teria como responsável o deputado federal reeleito, João Maia, que também preside o partido no Rio Grande do Norte. De acordo com o noticiário, a atitude de Maia irritou os seguidores de Bolsonaro em Mossoró.

De acordo com a turma mais próxima ao PL, partido do presidente candidato à reeleição, a ex-prefeita hoje é eleitora da governadora Fátima Bezerra (PT), e esse seria o motivo para que ela não assumisse o comando da sigla partidária. Pressionado e revendo sua posição, João Maia responsabilizou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considerando um “erro” ao expedir tal documento. Tudo então foi desfeito e Cláudia durou pouco no cargo. É o que conta o Blog do Gustavo Negreiros sobre o imbróglio pós primeiro turno das eleições 2022.

MENSAGEM

“Não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube, eis o primeiro mandamento da moral pública.”

Ulysses Guimarães

CURIOSIDADES DAS COPAS

Não só de eleições vivemos o ano de 2022, vamos lembrar que existe logo adiante a disputa de mais uma Copa do Mundo de futebol masculino, esse ano no Qatar e em meses diferentes do tradicional. Por conta do forte calor no período no país sede, o mundial foi deslocado dos meses de junho e julho e acontecerá na atual edição entre novembro e dezembro.

Entre as curiosidades que cercam o torneio mundial, confira a lista dos seus maiores artilheiros. São eles: Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols – 28 jogos (2002, 2006, 2010 e 2014);

Ronaldo Fenômeno (Brasil) – 15 gols – 19 jogos (1994, 1998, 2002 e 2006); Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols – 13 jogos (1970 e 1974) e; Just Fontaine (França) – 13 gols – 6 jogos (1958). Tudo começou com Lucien Laurent, meia francês, o primeiro jogador a marcar um gol na história das Copas e isso aconteceu no mundial de 1930, no Uruguai.

RECOMENDAÇÃO CONSELHO TUTELAR

O Ministério Público do Rio Grande do Norte quer que o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (Sipia) – Módulo Conselho Tutelar seja alimentado de forma regular, sistemática e imediata. Emitiu uma recomendação direcionada às Secretarias de Saúde e de Educação de Mossoró para que concluam o processo de alimentação dos dados, efetivando o Sipia no município. No documento, a 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró recomenda que a gestão municipal adote as providências cabíveis para conclusão da etapa de inserção de dados.

O MPRN sugeriu que servidores ou equipe administrativa das respectivas pastas fossem designados para, o mais breve possível, alimentarem o Sipia com as informações que faltam à respeito dos equipamentos que atendem crianças e adolescentes. Outra medida apontada é a articulação entre as secretarias destinatárias, o contatar o Conselho Tutelar (CT) e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mossoró. O Módulo Conselho Tutelar, é um sistema público e gratuito, disponibilizado pelo Governo Federal aos CTs do país, para o registro de casos de crianças e adolescentes atendidos. O Sipia permite, dentre outras questões, a melhor eficiência do registro desses casos; a gestão e compilação de dados e informações; acesso a estatísticas; e o acompanhamento dos casos pelas atrizes e atores da rede local de proteção aos direitos da criança e do adolescente. (Fonte: portaljuridico.net.br).

MORAIS SUSPENDE

Para a turma que vem computando as ações do Ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais, ele deixou mais uma na última semana. Os institutos de pesquisas que erraram feio nas projeções do primeiro turno na eleição presidencial, acusados de manipulação de dados e pesquisas fraudulentas, estão livres das investigações da Polícia Federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Por decisão do seu presidente Alexandre Morais, o TSE suspendeu o inquérito da PF e a apuração que vinha sendo conduzida pelo Cade. Na avaliação do ministro nenhuma das instituições envolvidas tem competência para apurar o caso. Alexandre de Morais ainda falou em abuso de poder político, desvio de finalidade, porém não disse quem poderá punir os institutos ou se eles sofrerão alguma represália pelas suspeitas que cercam as pesquisas. A caneta do homem é poderosa dentro e fora do STF.


DICA LEGAL – CONDUZINDO ANIMAL

É comum observamos no trânsito pessoas dirigindo com seu pet (animal de estimação) no colo. Isso não pode e existe observação legal no Código de Trânsito Brasileiro. O artigo 252 do CTB diz que não é permitido, quando estiver no trânsito, carregar animais soltos no colo de algum dos ocupantes, nem no porta-malas ou na caçamba das picapes. A infração é considerada média e sujeita o motorista ao pagamento de multa.
O Inciso II do artigo fala no transporte de pessoas, animais ou volume à esquerda do condutor ou entre os braços e pernas tem o objetivo óbvio de evitar que a condução do veículo seja dificultada pela existência de algum empecilho. Importante ressaltar que o artigo 252, inciso II, é a única infração que pune a forma de transporte de um animal no interior do veículo, não havendo (ao contrário do que alguns pensam), qualquer norma que exija que o animal esteja acondicionado em uma caixa de transporte. Porém, essa seria a forma menos prejudicial, como também manter animal no banco de trás. Na frente, nunca.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support