Após protestos

Autorizadas aulas remotas no IFRN, mas sem data para início

Por meio de resolução, gestão pro tempore também autorizou remanejamento de verbas para o programa de auxílio digital para os estudantes

Após protestos dos estudantes, a gestão pró tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) autorizou, por meio de resolução, a realização de aulas de forma remota na instituição. Apesar disso, ainda não há definição de retorno das atividades de ensino.

A resolução, assinada pelo reitor pró tempore Josué Moreira de Oliveira, autoriza, em caráter excepcional, o uso do Ensino Remoto Emergencial em todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte”.

Embora o documento também determine a retomada do calendário acadêmico da instituição, não há definição de quando as aulas serão retomadas.

Sem data definida, o retorno autorizado pela gestão da Reitoria pode acontecer em uma das quatros opções discutidas na última reunião do Comitê de Ensino (Coen): 31 de agosto, 14, 21 ou 30 de setembro, a depender da organização dos campi, de acordo com suas realidades, afirmou disse Josué Moreira.

A resolução estabelece ainda a criação de designadas duas comissões para dar suporte e orientação. Uma delas ficará responsável pela elaboração do calendário acadêmico de referência para o retorno das aulas de forma remota.

É formada por Samuel Rodrigues Gomes Júnior (pró-reitor de Pesquisa), José Ribeiro de Souza Filho (pró-reitor de Ensino), Allyson Amilcar Angelus Freire Soares (diretor acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação – Campus Natal-Central), Francisco Aldrin Armstrong Rufino Membro (diretor acadêmico do Campus São Gonçalo do Amarante) e Úrsula Lima Brugge (da Diretoria Pedagógica, setor ligado a Pró-Reitoria de Ensino);

Já a segunda comissão, formada por José Flávio de Freitas (diretor acadêmico de Ciências – Campus Natal-Central), Carmem Ariane Filgueira de Medeiros Guerra, Luciana Medeiros da Cunha (diretora acadêmica – Campus Ipanguaçu), Plácido Antônio de Souza Neto (diretor de Ensino – Campus Natal-Central) e Rejane Bezerra Barros (representando as Equipes Técnico-Pedagógicas do Instituto), será responsável pela elaboração das Diretrizes Pedagógicas para retorno às aulas, na forma remota.

A gestão pro tempore também determinou que a Pró-Reitoria de Administração (Proad) autorize o remanejamento dos valores planejados para a rubrica Alimentação Estudantil (R$ Dois milhões) para a rubrica Auxílio Financeiro.

“A destinação desses recursos será para aplicação no programa de pagamentos de Inclusão Digital (acesso à internet ou compra de equipamentos), destinados para atendimento aos alunos em vulnerabilidade social, em conjunto com a equipe de assistentes sociais”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support