Combate ao Câncer

Atrasos da prefeitura paralisam serviços da LMECC

Entidade anunciou hoje que em face da negativa da gestão municipal de quitar os débitos, funcionamento ficou comprometido

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) informou, nesta quarta-feira (2) por meio de nota, que vai paralisar parte dos seus serviços. A entidade informa que a paralisação se dá em face dos atrasos nos pagamentos por parte da prefeitura de Mossoró.

Ainda segundo a Liga, além do débito de junho, superior a R$ 400 mil, o município se recusa a pagar os débitos de 2018, 2019 e 2020, mesm0o após acordo para quitação da dívida de forma parcelada.

Em nota, a prefeitura de Mossoró afirmou que não tem débitos com a liga referente aos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS). Confirmou que se reuniu com a direção da entidade para discutir proposta de pagamento do Plus. O município, no entanto, não afirmou se cumpriu com o que ficou definido no encontro e atribuiu ao Governo do Estado parte da culpa pelo problema.

Ainda segundo a prefeitura de Mossoró, “a paralisação de parte dos serviços” é “inesperado e desproporcional”. Ressaltou ainda que quer resolver a situação por meio do diálogo.

Nota da Liga de Estudos e Combate ao Câncer

“A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) comunica a sociedade Potiguar que, em razão da falta de repasse financeiro por parte da Prefeitura Municipal de Mossoró, referente ao Plus de Serviços realizados nos últimos anos, a Instituição irá paralisar parte de seus serviços de radioterapia e quimioterapia, a partir do dia 08 de setembro.

Conforme reunião realizada no dia 14 de julho de 2020, a Prefeitura Municipal de Mossoró firmou verbalmente o compromisso de pagar R$ 401.000,00, referente ao mês de junho de 2019 e quitar os débitos dos anos de 2018, 2019 e 2020, de forma parcelada.

Apesar de todos os esforços feitos por parte da Liga Mossoroense em buscar acordos com a Prefeitura Municipal de Mossoró e alternativas para não paralisar os serviços e afetar inúmeros usuários de Mossoró e região, não houve por parte deste poder Executivo manifestação que indicasse a solução do problema.

A Liga Mossoroense é referência no tratamento oncológico de Mossoró e região, atendendo cerca de 64 municípios, compreendendo a II, IV E VI regiões das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), com um fluxo de aproximadamente 320 pacientes/dia”.

Paulo Henrique Lima do Monte
Presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC)

Nota da Prefeitura de Mossoró

“A Prefeitura de Mossoró, primeiramente, esclarece que está em dia nos valores do repasse SUS. O Município informa que se reuniu na semana passada com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer para discutir proposta de pagamento do plus, que é uma complementação da produção SUS paga pela Prefeitura. O plus, como o próprio nome sugere é um adicional ao valor pago pelo serviço.

Sobre a paralisação da radioterapia, o serviço é pago pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado. Já a quimioterapia é ambulatorial, não tem relação com complementação de tabela SUS, que se refere ao débito apresentado pela Liga. A paralisação de parte dos serviços relacionados, portanto, é algo inesperado e desproporcional. A Prefeitura quer resolver a questão com diálogo, sem medidas drásticas como essa e não deseja transferir os pacientes para outra unidade neste momento, deseja continuar os atendimentos com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Sobre os valores do Governo do Estado, a Prefeitura explica que recebeu apenas uma parcela no final da semana passada e está finalizando os trâmites burocráticos para encaminhar à Liga, uma vez que Mossoró atende pacientes de mais de 60 municípios da região”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support