José Maria Lima Júnior, mais conhecido como Júnior Banana, morreu nesta quinta-feira (9), aos 50 anos, após sofrer um acidente durante um treino de BMX em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Reconhecido como um dos principais nomes do bicicross potiguar, Júnior Banana dedicou grande parte da vida ao esporte. Competia na categoria Elite e representava o Rio Grande do Norte em competições nacionais e internacionais.
Ao longo da carreira, conquistou dois títulos de campeão brasileiro, foi duas vezes vice-campeão pan-americano e alcançou o melhor resultado obtido por um atleta das regiões Norte e Nordeste em um Campeonato Mundial de BMX. Em 2016, também participou do revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio, quando a chama passou por Mossoró.
No mês passado, recebeu o título de Cidadão Mossoroense em reconhecimento pelos serviços prestados ao esporte e pela contribuição para o desenvolvimento do BMX na cidade.
A Prefeitura de Mossoró lamentou a morte do atleta. Em nota, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer destacou a trajetória de Júnior Banana e afirmou que ele foi uma das figuras mais importantes do esporte mossoroense, prestando solidariedade aos familiares e amigos.
