Usina solar

Assu V é autorizada a operar comercialmente pela Aneel

A usina tem 30 MW de capacidade instalada e ocupa uma área de 72 hectares no município de Assú (RN), contou com investimento de R$ 220 milhões.

A Aneel publicou no Diário Oficial da União a autorização para operação comercial da usina solar Assu V. A usina tem 30 MW de capacidade instalada e ocupa uma área de 72 hectares no município de Assú (RN), contou com investimento de R$ 220 milhões.

Certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, Assu V vai gerar, além de energia renovável, créditos de carbono ao evitar a emissão de mais de 46 mil toneladas de CO2 por ano.

Estudos mostraram a forte incidência de raios solares e poucas chuvas durante o ano na região do Vale do Açu, onde está o projeto. Essa é a condição ideal para a geração fotovoltaica. Foram dois anos desde o 8° Leilão para Contratação de Energia de Reserva, para que a usina ficasse pronta.

Ações socioambientais foram desenvolvidas, como o Reflorestamento com plantio de 1,3 mil mudas; implantação do Sistema de Irrigação com monitoramento diário e o programa de Monitoramento da Fauna, além do programa de Educação Ambiental, que incluiu oficinas de capacitação.

 

Notícias semelhantes