Política

Assembleia aprova projeto que cria loteria estadual no Rio Grande do Norte

Agora, o projeto será encaminhado para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) para que se torne lei.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nessa terça-feira (3) o projeto de lei que cria a loteria estadual. A proposta, enviada pelo governo do Estado em abril, prevê arrecadação anual de até R$ 25 milhões, com recursos destinados a áreas como segurança pública, saúde e habitação.

Agora, o projeto será encaminhado para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) para que se torne lei.

O texto foi votado em regime de urgência e também criou o Fundo Estadual da Loteria do RN. A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) será responsável pela administração da loteria.

A iniciativa segue decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2020 autorizou estados e o Distrito Federal a regulamentarem e explorarem serviços lotéricos, antes exclusivos da União.

De acordo com o projeto, a loteria estadual deverá operar concursos de prognósticos numéricos, específicos, esportivos e a loteria instantânea, como as raspadinhas, em formatos físico e virtual.

Está prevista a abertura de crédito especial de R$ 3 milhões para instalação da loteria, além da adoção de sistemas de segurança para bilhetes físicos e digitais, combate a fraudes e incentivo ao jogo responsável.

Os jogos seguirão planos aprovados pela Receita Estadual. Valores de prêmios não resgatados em até 90 dias serão destinados ao Fundo Estadual da Loteria.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support