Arquidiocese de Natal lança primeiro Sínodo para revisar ação pastoral
A Arquidiocese de Natal lançou, nesta quinta-feira (29), o seu primeiro Sínodo Arquidiocesano. O evento inaugural aconteceu no Centro Pastoral Pio X, localizado no subsolo da Catedral Metropolitana, e contou com a presença do arcebispo Dom João Santos Cardoso, padres, religiosas, representantes da imprensa natalense e agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias da capital.
A abertura oficial do Sínodo será no próximo dia 7 de junho, às 16h, na Catedral Metropolitana de Natal. A programação incluirá um momento oracional conduzido pelo Padre Antônio Nunes, missa presidida por Dom João e uma vigília de Pentecostes organizada pela Renovação Carismática e novas comunidades.
“O Sínodo Arquidiocesano é uma assembleia que reúne presbíteros, diáconos, religiosos e fiéis leigos com o objetivo de ajudar o bispo a promover o bem pastoral e espiritual da comunidade”, explicou Dom João durante o lançamento.
O principal objetivo do Sínodo será revisar e atualizar o Diretório Pastoral da Arquidiocese, promulgado ad experimentum em 2015. “Passados dez anos, tornou-se necessário proceder a essa atualização, levando em conta a experiência pastoral acumulada e os novos desafios da realidade”, destacou o arcebispo.
Em preparação ao Sínodo, será realizado um Simpósio Teológico entre os dias 3 e 6 de junho, com atividades presenciais e online. O tema do simpósio será o mesmo do Sínodo: “Igreja de Natal, o que dizeis de ti mesma?”. As conferências dos dias 3, 4 e 6 poderão ser acompanhadas ao vivo, a partir das 19h30, pelo canal da Arquidiocese no YouTube.