Mossoró

Após sugestão de vereador, prefeitura recria Comitê Científico

O Comitê Municipal se reunirá periodicamente para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Mossoró (re)instituiu o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, designando doze membros para a sua composição. O comitê teve a criação formalizada a partir da publicação no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do Decreto nº 5.598 de 22 de fevereiro de 2021.

Na sexta-feira (19), o vereador Francisco Carlos, do Partido Progressistas (PP) fez a sugestão para que o colegiado fosse recomposto. Francisco Carlos integra a bancada de oposição.

De acordo com a prefeitura, o Comitê objetiva, entre outras coisas, o estabelecimento e a divulgação de ações preventivas à transmissão do vírus.

“A ideia deste comitê formado de maneira plural é melhor dialogar com a sociedade e encontrar caminhos em que possamos enfrentar a Covid-19 e também fazer com que a economia do município não pare”, disse o Consultor Geral Humberto Fernandes.

O Comitê é composto pelo prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, a secretária municipal de Saúde Morgana Dantas, a secretária municipal de Educação Hubeônia Alencar, além dos seguintes membros: Secretário Chefe de Gabinete Kadson Eduardo; secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito Thiago de Oliveira Fernandes Pinto; secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Franklin Filgueira; o Procurador Geral do Município Raul Santos e ainda, Ivaneuma Fernandes diretora da Vigilância à Saúde, Andrea Taborda Ribas da Cunha e Jennifer do Vale e Silva, representantes da comunidade científica, bem como, Michelson Frota e Stênio Max Fernandes, ambos representantes do setor empresarial mossoroense.

Diretora da Vigilância à Saúde de Mossoró, Ivaneuma Fernandes afirma que a Prefeitura de Mossoró tem feito grandes esforços para enfrentar o novo coronavírus. Garante que a atual gestão agiu corrigindo um equívoco visto em tempos anteriores quando a Vigilância à Saúde não foi incluída de forma adequada no debate e nas execuções das ações.

“Neste momento em que a Covid-19 dá sinais de entrar numa nova fase de crescimento, a gestão atual coloca em prática esta iniciativa de criar o comitê de enfrentamento à Covid-19 nos concedendo enquanto Vigilância à Saúde, um papel de grande relevância, tendo em vista que, no ano passado a vigilância não tinha participação ativa no comitê”, disse Ivaneuma.

O Comitê Municipal se reunirá periodicamente para avaliar as ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e nesta semana deverá analisar e concluir o Protocolo Sanitário Municipal.

Nas medidas a serem adotadas de imediato constam a extensão do prazo para 60 dias de validade das receitas médicas para aquisição de medicamentos pelos pacientes com doenças crônicas, afim de reduzir a frequência dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde. Também haverá a priorização do atendimento e a testagem de pessoas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support