Curso

Após formação pedagógica, agentes da Defesa Civil ministram cursos no interior

Participantes da mais recente turma do curso, servidores estão pondo em prática o aprendizado da sala de aula nas capacitações que estão ministrando no interior do estado.

O Curso de Formação Pedagógica que a Escola de Governo promove para servidores públicos cadastrados no Banco de Talentos da instituição já começa a render resultados positivos. Participantes da mais recente turma do curso, servidores da Defesa Civil do Governo do Rio Grande do Norte estão pondo em prática o aprendizado da sala de aula nas capacitações que estão ministrando no interior do Estado.

Percorrendo as cidades de Apodi, Várzea, Canguaretama, Espírito Santo, Guamaré, Touros, Santa Cruz, Bom Jesus, Sítio Novo, Carnaúbais, Caraúbas e Alto do Rodrigues, entre outras, os agentes da Defesa Civil Estadual estão capacitando servidores municipais sobre Prevenção de Riscos, Respostas a desastres e Reconstrução de áreas afetadas.

São seis cursos ministrados pela equipe: Noções Básicas e Operacionalização das Comissões Municipais de Defesa Civil; Plataforma S2ID; Legislações voltadas às Ações de Defesa Civil; Plano de Contingências Municipais; Solicitação de Recursos Federais na Gestão de Risco e Desastre; e Prestação de Contas de Recursos Federais na Gestão de Risco e Desastre.

Por meio das capacitações, o Governo do Estado vem cumprindo uma de suas competências elencadas na Lei 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Conforme inciso VII, Art. 7º, cabe aos Estados: apoiar, sempre que necessário, os Municípios no levantamento das áreas de risco, na elaboração dos Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil e na divulgação de protocolos de prevenção e alerta e de ações emergenciais.

“A Escola de Governo é fundamental nesse processo, uma vez que garante capacidade técnica para aperfeiçoamento da didática dos agentes na realização dos cursos. [O curso de formação pedagógica] é essencial para agregar valor ao capital humano do sistema de Defesa Civil do RN”, afirma o agente Dalchem Viana, um dos participantes do curso e multiplicador das capacitações pela Defesa Civil.

Notícias semelhantes