A Câmara de Natal aprovou nesta quinta-feira (10), durante sessão em plenário, a concessão de título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta, de autoria do vereador Subtenente Eliabe Marques (PL), foi aprovada sob regime de urgência com vinte votos favoráveis. Quatro vereadores de oposição, por sua vez, foram contrários à matéria. Na Comissão de Constituição e Justiça, o parecer já tinha sido aprovado.
O subtenente Eliabe (PL) ressaltou que a concessão do título ao ex-presidente Jair Bolsonaro representa um momento de “glória”. Ele aproveitou a oportunidade, ainda, para criticar o fato do mesmo reconhecimento ter sido direcionado ao presidente Lula (PT). “O ex-presidiário e descondenado Lula já recebeu o título de cidadania aqui. Isso é que é desonroso. Já falei aqui: ele foi condenado em todas as instâncias”, disse.
A vereadora Samanda Alves (PT), por sua vez, criticou que o pedido de vistas de um dia da matéria tenha sido negado pela Casa. Segundo ela, a negativa feriu o regimento da Casa, que estabelece o prazo de 24h para vistas em matérias que estão sob regime de urgência nas comissões. Durante pronunciamento no plenário, ainda, a representante de oposição lembrou situações em que Bolsonaro fez declarações preconceituosas contra nordestinos. “Esse cidadão não merecia nem o título de brasileiro”, disse.
Ao todo, 19 vereadores foram contra o pedido de vistas e três a favor. Agora, após a aprovação do título, a ideia é que a entrega aconteça durante a vinda de Bolsonaro a Natal. Ele chega por volta das 22h desta quinta-feira (10) e cumpre agenda no estado.
Tribuna do Norte