Levantamento

Apoio a impeachment de Bolsonaro é maior nas ruas do que no Congresso

O índice é inferior ao registrado pelo Datafolha em pesquisa divulgada no último dia 15

O apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro tem maior apoio na sociedade do que no Congresso Nacional, responsável por seu andamento ou não. Levantamento feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa da unidade de inteligência do Congresso em Foco, revela que 26,7% dos parlamentares são favoráveis, total ou parcialmente, à abertura de processo contra o presidente da República. Em fevereiro, esse percentual era de 28,82%.

O índice é inferior ao registrado pelo Datafolha em pesquisa divulgada no último dia 15. De acordo com o instituto, 49% da população defende o afastamento de Bolsonaro pelo Congresso. Outros 46% são contrários. Segundo o Painel do Poder, 59,16% discordam parcial ou totalmente da abertura do processo contra Bolsonaro. Na pesquisa anterior, esse índice era de 68,16%. Os demais parlamentares se declararam indiferentes ao assunto.

Para a abertura de um processo de impeachment, é necessário o voto de 342 (66,6%) dos 513 deputados.

O Painel também mostra que cresceu no Congresso, ainda que de forma tímida, a avaliação de que há chances de aprovação do impeachment. O percentual daqueles que consideram que há possibilidade de o processo avançar subiu de 2,23% para 8,46%, na comparação com fevereiro. Já os que descartam a chance de saída antecipada do presidente caiu de 89,94% para 74,65%, em igual período.

Supervisor técnico da pesquisa, o economista André Sathler ressalta que o cenário reflete o momento e pode se alterar devido à sensibilidade política. Repousam sobre a gaveta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cerca de 120 pedidos de impeachment do presidente. A maioria deles se refere a atos de Bolsonaro relacionados à pandemia.

O levantamento foi realizado entre 29 de março e 17 de abril. Foram entrevistados por telefone 71 parlamentares, observadas todas as proporções. (Congresso em Foco)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...